Desenvolvimento de estudos de perfil e de pesquisas de percepções de candidatos e alunos da UNICAMP – a experiência da coordenação de pesquisa da COMVEST

Autores

  • Mara Fatima Lazaretti Bittencourt Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8364

Palavras-chave:

Pesquisa. Avaliação. Ensino.

Resumo

O trabalho apresenta a experiência da Coordenação de Pesquisa da Comissão dos Vestibulares da Unicamp (Comvest) no desenvolvimento de estudos de perfil socioeconômico de candidatos e matriculados e de pesquisas sobre as percepções de alunos sobre diferentes questões, tais como as relativas à escolarização de ensino médio, expectativas e valores. São apresentados o Histórico da Pesquisa na Comissão dos Vestibulares e suas diferentes linhas de pesquisa, bem como as características gerais da metodologia utilizada. Por fim, são feitas considerações sobre alguns resultados de trabalhos realizados pela Coordenação de Pesquisa: os relativos ao perfil socioeconômico de candidatos e matriculados do Programa de Isenção da Taxa de Inscrição do Vestibular, e às percepções dos alunos sobre questões que envolvem o ingresso na Unicamp. Os resultados das pesquisas mostram que o patrimônio social e cultural dos alunos constitui um elemento relevante do sucesso escolar, mas que existem outros elementos que interferem no desempenho escolar, por exemplo, a mobilização das famílias das camadas menos privilegiadas para a preparação de seus filhos para o ingresso na universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Fatima Lazaretti Bittencourt, Universidade Estadual de Campinas

CONVEST/ UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

BITTENCOURT, M. F. L. Desenvolvimento de estudos de perfil e de pesquisas de percepções de candidatos e alunos da UNICAMP – a experiência da coordenação de pesquisa da COMVEST. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 147–147, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8364. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8364. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.