Resumo
O trabalho apresenta a experiência da Coordenação de Pesquisa da Comissão dos Vestibulares da Unicamp (Comvest) no desenvolvimento de estudos de perfil socioeconômico de candidatos e matriculados e de pesquisas sobre as percepções de alunos sobre diferentes questões, tais como as relativas à escolarização de ensino médio, expectativas e valores. São apresentados o Histórico da Pesquisa na Comissão dos Vestibulares e suas diferentes linhas de pesquisa, bem como as características gerais da metodologia utilizada. Por fim, são feitas considerações sobre alguns resultados de trabalhos realizados pela Coordenação de Pesquisa: os relativos ao perfil socioeconômico de candidatos e matriculados do Programa de Isenção da Taxa de Inscrição do Vestibular, e às percepções dos alunos sobre questões que envolvem o ingresso na Unicamp. Os resultados das pesquisas mostram que o patrimônio social e cultural dos alunos constitui um elemento relevante do sucesso escolar, mas que existem outros elementos que interferem no desempenho escolar, por exemplo, a mobilização das famílias das camadas menos privilegiadas para a preparação de seus filhos para o ingresso na universidade.
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Copyright (c) 2016 Mara Fatima Lazaretti Bittencourt
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