Banner Portal
Controle de qualidade de um irradiador de hemocomponentes usando dosimetria termoluminescente
PDF

Palavras-chave

Controle de qualidade. Irradiador. Dosimetria termoluminescente.

Como Citar

SANTOS, R. R.; SEREN, M. E. G.; COELHO, Rosangela Franco; COELHO, Rosangela Franco; GILLE, Simone Cristina Olenscki; BICUDO, Ana Brasilia de Oliveira. Controle de qualidade de um irradiador de hemocomponentes usando dosimetria termoluminescente. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 145–145, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8360. Acesso em: 18 jul. 2024.

Resumo

Quando linfócitos T maduros e viáveis, são transplantados a um organismo imunossuprimido, incapaz de reconhecer e estabelecer resposta contra antígenos estranhos, eles são diretamente estimulados pelas proteínas HLA (antígenos leucocitários humanos) do hospedeiro ocasionando a Doença Enxerto Contra Hospedeiro Transfusional (DECHT), com mortalidade estimada entre 90% e 100%, A única forma segura de se abordar a DECHT é a profilaxia através da irradiação gama dos hemocomponentes para inativação dos linfócitos T, impedindo-os de se replicarem. A dose recomendada é de 2500cGy no plano médio do recipiente onde são colocadas as bolsas durante a irradiação (canister), com dose mínima de 1500cGy. Este trabalho avaliou a distribuição de doses no canister, e a dose recebida na superfície das bolsas durante o ciclo normal de irradiação em um Irradiador de Hemocomponentes IBL 437C usando dosímetros termoluminescentes (TLD) de Fluoreto de Lítio (LiF 100) e um fantoma de acrílico. Os resultados indicam doses crescentes em direção à borda do canister na direção horizontal, e decrescentes em direção às superfícies inferior e superior. A metodologia utilizada permite realizar o controle de qualidade de irradiadores de hemocomponentes podendo ser facilmente utilizada na rotina de serviços que disponham deste tipo de equipamento.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 R. R. Santos, M. E. G. Seren, Rosangela Franco Coelho, Rosangela Franco Coelho, Simone Cristina Olenscki Gille, Ana Brasilia de Oliveira Bicudo

Downloads

Não há dados estatísticos.