Visita de irmãos na unidade de neonatologia do CAISM/UNICAMP: uma proposta de cuidado humanizado junto à família

Autores

  • Andreza Viviane Rubio Universidade Estadual de Campinas
  • Gisele do Canto e Silva Antunes Universidade Estadual de Campinas
  • Liliane Zapparoli Universidade Estadual de Campinas
  • Verônica Cardoso Massarolo Universidade Estadual de Campinas
  • Jaqueline Cristina Amorim Universidade Estadual de Campinas
  • Laise Potério Santos Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8359

Palavras-chave:

Neonatologia. Psicologia. Visita dos irmão. Vínculos familiares.

Resumo

A chegada de um bebê é frequentemente vivenciada com acentuada intensidade na família, gerando um misto de sentimentos e expectativas. Diante um nascimento de alto-risco, onde o bebê necessita de cuidados intensivos neonatais, há uma mudança brusca na rotina familiar sendo de difícil elaboração e compreensão dos irmãos do mesmo. O programa de visita dos irmãos a unidade neonatal, visa criar um espaço que possibilite a expressão de sentimentos e um momento de maior contato e aproximação das relações familiares. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo apresentar a experiência que está sendo desenvolvida na unidade de neonatologia do CAISM/UNICAMP. A visita dos irmãos, ocorre semanalmente às sextas-feiras no período da tarde, em três momentos distintos: 1) avaliação e atendimento dos irmãos pela psicologia, anterior a entrada dos mesmos na unidade, com a utilização de materiais lúdicos, como desenhos, pinturas, histórias e sensibilização do ambiente hospitalar através de fotografias 2) avaliação realizada pela enfermagem com questionário destinado aos pais sobre a condição de saúde destes irmãos; 3) retorno à unidade de psicologia, para fechamento e avaliação da experiência vivenciada pela criança ou adolescente. A partir da experiência na unidade, percebe-se que o período de internação do bebê é um momento crítico também para os irmãos e as visitas auxiliam para proporcionar um espaço de esclarecimento de dúvidas e expressão de sentimentos, de modo que ansiedades e possíveis fantasias sejam amenizadas e elaboradas, além de contribuir para construção e fortalecimento dos vínculos afetivos e interações familiares. A visita dos irmãos junto à unidade é essencial para a diminuição de ansiedades e fantasias tanto dos filhos quanto dos pais, facilitando e fortalecendo os vínculos afetivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreza Viviane Rubio, Universidade Estadual de Campinas

Graduada pela Universidade Estadual Paulista- UNESP. Especialização em Psicologia Hospitalar pela Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA sendo bolsista Fundap. Especialização em Psico-oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais - FELUMA. Experiência na área clínica e na área da saúde coletiva e hospitalar. Atuação constante com equipes multiprofissionais e no desenvolvimento de projetos voltados a área de cuidados paliativos. Atualmente psicóloga e supervisora do Centro de Atenção Integral a Saúde da Mulher Hospital da Mulher. Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti - CAISM /UNICAMP, atuando na assistência e no ensino, realizando aulas e supervisões clínicas as alunas da pós graduação do programa de aprimoramento profissional (PAP).

Gisele do Canto e Silva Antunes, Universidade Estadual de Campinas

Psicologia pela Faculdade Anhanguera de Jundiai.

Liliane Zapparoli, Universidade Estadual de Campinas

Psicóloga no Hospital da Mulher Profº José Aristodemo Pinotti - CAISM/UNICAMP e Professora de atividades práticas da Faculdade de Jaguariúna. Especialização em Saúde Reprodutiva da Mulher e Psicologia Hospitalar pela Faculdade de Ciências Médicas/UNICAMP.

 

Verônica Cardoso Massarolo, Universidade Estadual de Campinas

Graduada em Psicologia, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita" - UNESP, campus de Bauru. Finalizou aprimoramento no Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristódemo Pinotti, CAISM/Unicamp, em Saúde Reprodutiva da Mulher. Estuda áreas envolvidas em saúde, educação,trabalho, sexualidade e gênero.

Jaqueline Cristina Amorim, Universidade Estadual de Campinas

Psicóloga graduada pela Faculdades Integradas Einstein (2014). Possui aprimoramento em Psicologia Clínica no programa de saúde reprodutiva da mulher pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Participou do Treinamento Prático em avaliação psicológica na ala psiquiátrica do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Atuou com recrutamento e seleção de pessoal com base em análise psicológica por dois anos e meio no setor de Recursos Humanos na empresa Starplast LTDA. Estágio extracurricular em agência de empregos atuando com recrutamento e seleção.

Laise Potério Santos, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1985) e mestrado em Tocoginecologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (2003). É psicóloga do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) da Universidade Estadual de Campinas, aonde atualmente é Supervisora da Seção de Psicologia.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

RUBIO, A. V.; ANTUNES, G. do C. e S.; ZAPPAROLI, L.; MASSAROLO, V. C.; AMORIM, J. C.; SANTOS, L. P. Visita de irmãos na unidade de neonatologia do CAISM/UNICAMP: uma proposta de cuidado humanizado junto à família. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 158–158, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8359. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8359. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>