Banner Portal
Visita de irmãos na unidade de neonatologia do CAISM/UNICAMP: uma proposta de cuidado humanizado junto à família
PDF

Palavras-chave

Neonatologia. Psicologia. Visita dos irmão. Vínculos familiares.

Como Citar

RUBIO, Andreza Viviane; ANTUNES, Gisele do Canto e Silva; ZAPPAROLI, Liliane; MASSAROLO, Verônica Cardoso; AMORIM, Jaqueline Cristina; SANTOS, Laise Potério. Visita de irmãos na unidade de neonatologia do CAISM/UNICAMP: uma proposta de cuidado humanizado junto à família. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 158–158, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8359. Acesso em: 21 maio. 2024.

Resumo

A chegada de um bebê é frequentemente vivenciada com acentuada intensidade na família, gerando um misto de sentimentos e expectativas. Diante um nascimento de alto-risco, onde o bebê necessita de cuidados intensivos neonatais, há uma mudança brusca na rotina familiar sendo de difícil elaboração e compreensão dos irmãos do mesmo. O programa de visita dos irmãos a unidade neonatal, visa criar um espaço que possibilite a expressão de sentimentos e um momento de maior contato e aproximação das relações familiares. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo apresentar a experiência que está sendo desenvolvida na unidade de neonatologia do CAISM/UNICAMP. A visita dos irmãos, ocorre semanalmente às sextas-feiras no período da tarde, em três momentos distintos: 1) avaliação e atendimento dos irmãos pela psicologia, anterior a entrada dos mesmos na unidade, com a utilização de materiais lúdicos, como desenhos, pinturas, histórias e sensibilização do ambiente hospitalar através de fotografias 2) avaliação realizada pela enfermagem com questionário destinado aos pais sobre a condição de saúde destes irmãos; 3) retorno à unidade de psicologia, para fechamento e avaliação da experiência vivenciada pela criança ou adolescente. A partir da experiência na unidade, percebe-se que o período de internação do bebê é um momento crítico também para os irmãos e as visitas auxiliam para proporcionar um espaço de esclarecimento de dúvidas e expressão de sentimentos, de modo que ansiedades e possíveis fantasias sejam amenizadas e elaboradas, além de contribuir para construção e fortalecimento dos vínculos afetivos e interações familiares. A visita dos irmãos junto à unidade é essencial para a diminuição de ansiedades e fantasias tanto dos filhos quanto dos pais, facilitando e fortalecendo os vínculos afetivos.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Andreza Viviane Rubio, Gisele do Canto e Silva Antunes, Liliane Zapparoli, Verônica Cardoso Massarolo, Jaqueline Cristina Amorim, Laise Potério Santos

Downloads

Não há dados estatísticos.