Banner Portal
Grupo de "mães" no CECI/FOP: uma visão transdisciplinar
PDF

Palavras-chave

Criança. Família. Grupo. Transdisciplinaridade.

Como Citar

ROVARIZ, Margareth; TOURINHO, Christianne Caldas; TORETE, Carla Iolanda; BATISTA, Maria Aparecida Moori; MORAES, Estelamares Silva dos Santos; VITAL, Sebastião; PEREIRA, Nathália Galvão. Grupo de "mães" no CECI/FOP: uma visão transdisciplinar. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 153–153, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8354. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O CECI/FOP, localizado no campus de Piracicaba, possui capacidade para atender 30 crianças. Historicamente esta conquista emergiu com manifestações políticas de funcionários(as) públicos(as) em abril de 1979, onde reivindicava-se “espaço para deixar os filhos”, dentre outras pautas. Ao longo da trajetória, outros acontecimentos sociais contribuíram à necessidade de regulamentar e fomentar a creche. Especificamente, o presente trabalho objetiva reconfigurar o olhar para criança, frente às necessidades da vida moderna, proporcionar participação mais efetiva da família no espaço educativo, bem como mapear o perfil da população atendida nesta unidade, para futuras intervenções. A proposta iniciou em fevereiro/2016 como projeto piloto e se desenvolverá no decorrer do mesmo ano letivo, com reuniões mensais. Os resultados preliminares de 4 encontros já produziram relevância de cunho teórico e prático. A tríade criança/família/escola foi sacramentada com o cultivo da planta “Amor Perfeito”, em analogia às relações maternais. As pequenas e delicadas mãos das crianças, auxiliados por seus responsáveis, revitalizaram o jardim na entrada do CECI/FOP, demarcando o início do projeto. Tanto os estudos bibliográficos como a experiência in loco nos apontam que a metodologia transdisciplinar promove uma excelente interlocução entre seus pares, troca contínua e constante de saberes, que Leite (2008) denomina como, “cura coletiva”. A proposta na educação infantil sugere um “novo olhar” à criança, permitindo compreendê-la em sua integralidade, fortalecendo vínculos afetivos na primeira infância, sustentação esta que refletirá no decorrer da vida, como verdadeiros protagonistas sociais.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Margareth Rovariz, Christianne Caldas Tourinho, Carla Iolanda Torete, Maria Aparecida Moori Batista, Estelamares Silva dos Santos Moraes, Sebastião Vital, Nathália Galvão Pereira

Downloads

Não há dados estatísticos.