Banner Portal
Semeando construção de conhecimentos
PDF

Palavras-chave

Infância. Conhecimento. Degustação. Construção. Cultivo.

Como Citar

STAMPONI, Marcela Aparecida da Silva. Semeando construção de conhecimentos. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 147–147, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8346. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A partir da degustação de goiabas do parque do Ceci, (Centro de Convivência Infantil ), as crianças se interessaram pelas sementes que foram exploradas em diferentes momentos com frutas variadas aguçando e conhecendo sabores, texturas, cores, técnicas de plantio, aromas, formas e pesos. Este projeto está sendo realizado no ano de 2016, com uma turma de onze crianças de 2 a 3 anos, no convivência II do CECI. A partir da degustação de goiaba do parque da instituição, percebeu-se interesse pelo tema. Será que as outras frutas tem sementes? Foi solicitado às famílias diversas frutas como, por exemplo, o limão thaity e galego, o abacate e a laranja. Durante as refeições foram apreciados pera, melão, laranja, melancia, caqui, maracujá, mamão e mexerica ponkan. As sementes foram separadas pelas crianças e com auxilio dos adultos, exploradas de diferentes maneiras: no plantio, culinária, arte, painel e coleções. Neste processo, aprendemos que compartilhar momentos uns com os outros ultrapassa os nossos próprios limites e nos leva a melhores condições de convivência social. Destacamos a importância de experimentar diferentes frutas bem como conhecê-las em seus processos de cultivo, a partir das linguagens inerentes à infância, a arte, manipulação de objetos (frutas) e suas características. Aumentando assim, os repertórios de conhecimentos das crianças.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Marcela Aparecida da Silva Stamponi

Downloads

Não há dados estatísticos.