Semeando construção de conhecimentos

Autores

  • Marcela Aparecida da Silva Stamponi Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8346

Palavras-chave:

Infância. Conhecimento. Degustação. Construção. Cultivo.

Resumo

A partir da degustação de goiabas do parque do Ceci, (Centro de Convivência Infantil ), as crianças se interessaram pelas sementes que foram exploradas em diferentes momentos com frutas variadas aguçando e conhecendo sabores, texturas, cores, técnicas de plantio, aromas, formas e pesos. Este projeto está sendo realizado no ano de 2016, com uma turma de onze crianças de 2 a 3 anos, no convivência II do CECI. A partir da degustação de goiaba do parque da instituição, percebeu-se interesse pelo tema. Será que as outras frutas tem sementes? Foi solicitado às famílias diversas frutas como, por exemplo, o limão thaity e galego, o abacate e a laranja. Durante as refeições foram apreciados pera, melão, laranja, melancia, caqui, maracujá, mamão e mexerica ponkan. As sementes foram separadas pelas crianças e com auxilio dos adultos, exploradas de diferentes maneiras: no plantio, culinária, arte, painel e coleções. Neste processo, aprendemos que compartilhar momentos uns com os outros ultrapassa os nossos próprios limites e nos leva a melhores condições de convivência social. Destacamos a importância de experimentar diferentes frutas bem como conhecê-las em seus processos de cultivo, a partir das linguagens inerentes à infância, a arte, manipulação de objetos (frutas) e suas características. Aumentando assim, os repertórios de conhecimentos das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Aparecida da Silva Stamponi, Universidade Estadual de Campinas

Mestranda em Psicologia da Educação pela Faculdade de Educação Unicamp, Psicopedagoga e Pedagoga. Pós-graduada pelo curso Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade São Francisco, USF (2015). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (2007). É profissional da Educação Básica, na Divisão de Educação Infantil e Complementar, DEdIC da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Possui 11 anos de experiência no trabalho com educação.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

STAMPONI, M. A. da S. Semeando construção de conhecimentos. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 147–147, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8346. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8346. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)