Automação do sistema de transferência de peças da plataforma industrial para pesquisa, ensino e formação em automação (PIPEFA) utilizando metodologia GRAFCET e programação em LADDER

Autores

  • Carlos Caetano de Almeida Universidade Estadual de Campinas
  • Fernando Ortolano Universidade Estadual de Campinas
  • Luiz Paulo de Oliveira Universidade de São Paulo
  • Felipe Figueiredo Lara Universidade Estadual de Campinas
  • Almiro Franco da Silveira Junior Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8343

Palavras-chave:

Pipefa. Clp. Automação. Grafcet. Supervisório.

Resumo

Atualmente, com o aumento da competitividade mundial, a Indústria vem enfrentando uma nova realidade onde é essencial aplicar a modernização e automatização dos processos de manufatura, buscando qualidade e menor custo, com esta necessidade as instituições de ensino buscam criar sistemas simplificados que possam desenvolver tecnologias e metodologias para gerenciamento e otimização dos processos Industriais. A Plataforma Industrial para Pesquisa, Ensino e Formação em Automação (PIPEFA), tem a finalidade de representar condições e características reais de sistemas automatizados de manufatura, apresentando-se em um ambiente objetivado pelo ensino e entendimento da Automação e Controle de Sistemas Industriais. Este trabalho tem como objetivo a automação do sistema de transferência de peças da PIPEFA, utilizando para isso a programação Ladder, sistema supervisório e metodologia grafo de comando etapa e transição (GRAFCET), ou seja, realizar a integração entre o posto de montagem central, o posto de desmontagem lateral e o sistema de transferência e implementar o supervisório que corresponda à PIPEFA, apresentando as variáveis de memória a serem integradas ao sistema completo, realizando a interface entre os controladores lógico programáveis (CLP’s).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Caetano de Almeida, Universidade Estadual de Campinas

Colaborador da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas.

Fernando Ortolano, Universidade Estadual de Campinas

Colaborador na Faculdade de Engenharia Elétrica na Universidade Estadual de Campinas.

Luiz Paulo de Oliveira, Universidade de São Paulo

Possui curso técnico/profissionalizante em Química pelo Colégio Técnico de Lorena - EEL/USP, Graduação (Bacharelado) e Mestrado em Física Teórica pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP. Atualmente esta finalizando o doutoramento em Física Teórica na Universidade de São Paulo - USP.

Felipe Figueiredo Lara, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Engenharia da Computação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2004). Atua desde 2006 nas áreas de Automação Industrial, Mecatrônica e Robótica.

Almiro Franco da Silveira Junior, Universidade Estadual de Campinas

Departamento de Sistemas Integrados da Faculdade de Engenharia Mecânica.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

ALMEIDA, C. C. de; ORTOLANO, F.; OLIVEIRA, L. P. de; LARA, F. F.; SILVEIRA JUNIOR, A. F. da. Automação do sistema de transferência de peças da plataforma industrial para pesquisa, ensino e formação em automação (PIPEFA) utilizando metodologia GRAFCET e programação em LADDER. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 131–131, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8343. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8343. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)