Participação e desempenho dos laboratórios de geoquímica analítica e geologia isotópica no teste de proficiência internacional geopt™

Autores

  • Margareth Sugano Navarro Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Aparecida Vendemiatto Universidade Estadual de Campinas
  • Lucia Helena dos Santos Carvalho Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8342

Palavras-chave:

Geoquimica. Analise de rochas. Frx. Icp-ms. Teste de proficiencia.

Resumo

A determinação de elementos maiores, menores e traços em materiais geológicos é realizada rotineiramente no Laboratório de Geoquímica Analítica e no Laboratório de Geologia Isotópica do IG utilizando as técnicas fluorescência de raios X (FRX) e espectrometria de massas com fonte de plasma acoplado por indução (ICP-MS) respectivamente. Os resultados são amplamente utilizados pela comunidade nos trabalhos de pesquisa e consequentes publicações. Para avaliar a qualidade dos resultados analíticos obtidos, semestralmente, o laboratório voluntariamente participa do teste de proficiência internacional GeoPT™. O GeoPT™ é um teste de proficiência bem estabelecido e amplamente utilizado por laboratórios de pesquisa, comerciais e de universidades envolvidos com análises de materiais geológicos. Cada rodada do teste GeoPT™ envolve a distribuição de uma amostra homogênea para os laboratórios participantes. Os laboratórios devem submeter a amostra recebida à sua rotina analítica. A participação frequente no teste de proficiência internacional permite avaliar criticamente os resultados analíticos obtidos pelos Laboratórios de Geoquímica e Geologia Isotópica. Os organizadores do teste realizam uma avaliação estatística dos resultados recebidos e um escore Z é calculado, para cada dado submetido pelos laboratórios participantes sendo considerado satisfatório um Z score no intervalo de ±2. Os resultados obtidos mostram a participação e desempenho do laboratório no teste de proficiência GeoPT™ no período de junho de 2010 até julho de 2014. Em resumo, foram enviados 377 resultados dos quais 90% apresentaram valores satisfatórios (escore -2<Z<2). Somente 4,5% obtiveram resultados insatisfatórios (escore Z>3 ou Z<-3) e 5,5% dos resultados apresentaram escore 2<Z<3 e ---3<Z<-2.

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Biografia do Autor

Margareth Sugano Navarro, Universidade Estadual de Campinas

Bacharel em Quimica com atribuições tecnológicas pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (2001) e Mestre em Ciências (Mineralogia e Petrologia) pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (2004). Atua na área de química analítica com ênfase em espectrometria de massas.

Maria Aparecida Vendemiatto, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Bacharel em Química pela Universidade Estadual de Campinas(1985), graduação em Licenciatura Em Química pela Universidade Estadual de Campinas(1984), mestrado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas(2001) e curso-tecnico-profissionalizantepelo Colégio Técnico Industrial Conselheiro Antonio Prado(1979). Atualmente é Química - Profissional de Pesquisa da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia.

Lucia Helena dos Santos Carvalho, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Teoria Psicanalítica pelo Instituto de Psicologia da UFRJ, possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1972),mestrado em Saúde Mental pela Escola Nacional de Saude Publica (1997) e especialização em Psicologia Clínica pela PUC/RJ (1987). Atualmente é docente da Unifeso, em Teresópolis, atuando no Hospital das Clínicas de Teresópolis Constantino Ottaviano.

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Publicado

2016-10-27

Como Citar

NAVARRO, M. S.; VENDEMIATTO, M. A.; CARVALHO, L. H. dos S. Participação e desempenho dos laboratórios de geoquímica analítica e geologia isotópica no teste de proficiência internacional geopt™. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 130–130, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8342. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8342. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão