Banner Portal
Participação e desempenho dos laboratórios de geoquímica analítica e geologia isotópica no teste de proficiência internacional geopt™
PDF

Palavras-chave

Geoquimica. Analise de rochas. Frx. Icp-ms. Teste de proficiencia.

Como Citar

NAVARRO, M. S.; VENDEMIATTO, M. A.; CARVALHO, L. H. dos S. Participação e desempenho dos laboratórios de geoquímica analítica e geologia isotópica no teste de proficiência internacional geopt™. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 130–130, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8342. Acesso em: 2 mar. 2024.

Resumo

A determinação de elementos maiores, menores e traços em materiais geológicos é realizada rotineiramente no Laboratório de Geoquímica Analítica e no Laboratório de Geologia Isotópica do IG utilizando as técnicas fluorescência de raios X (FRX) e espectrometria de massas com fonte de plasma acoplado por indução (ICP-MS) respectivamente. Os resultados são amplamente utilizados pela comunidade nos trabalhos de pesquisa e consequentes publicações. Para avaliar a qualidade dos resultados analíticos obtidos, semestralmente, o laboratório voluntariamente participa do teste de proficiência internacional GeoPT™. O GeoPT™ é um teste de proficiência bem estabelecido e amplamente utilizado por laboratórios de pesquisa, comerciais e de universidades envolvidos com análises de materiais geológicos. Cada rodada do teste GeoPT™ envolve a distribuição de uma amostra homogênea para os laboratórios participantes. Os laboratórios devem submeter a amostra recebida à sua rotina analítica. A participação frequente no teste de proficiência internacional permite avaliar criticamente os resultados analíticos obtidos pelos Laboratórios de Geoquímica e Geologia Isotópica. Os organizadores do teste realizam uma avaliação estatística dos resultados recebidos e um escore Z é calculado, para cada dado submetido pelos laboratórios participantes sendo considerado satisfatório um Z score no intervalo de ±2. Os resultados obtidos mostram a participação e desempenho do laboratório no teste de proficiência GeoPT™ no período de junho de 2010 até julho de 2014. Em resumo, foram enviados 377 resultados dos quais 90% apresentaram valores satisfatórios (escore -2<Z<2). Somente 4,5% obtiveram resultados insatisfatórios (escore Z>3 ou Z<-3) e 5,5% dos resultados apresentaram escore 2<Z<3 e ---3<Z<-2.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Margareth Sugano Navarro, Maria Aparecida Vendemiatto, Lucia Helena dos Santos Carvalho

Downloads

Não há dados estatísticos.