Banner Portal
Ambientes de cuidado pediátrico favoráveis à prática de enfermagem têm impacto positivo nos resultados do trabalho e no clima de segurança
PDF

Palavras-chave

Ambiente de instituições de saúde. Satisfação no trabalho. Burnout. Clima de segurança.

Como Citar

ALVES, Daniela Fernanda dos Santos; GUIRARDELLO, Edinêis de Brito; SILVA, Dirceu. Ambientes de cuidado pediátrico favoráveis à prática de enfermagem têm impacto positivo nos resultados do trabalho e no clima de segurança. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 128–128, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8340. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O ambiente da prática de enfermagem é elemento crítico para o bem-estar dos profissionais e da segurança do paciente. O objetivo do estudo foi avaliar as correlações entre o ambiente da prática de enfermagem, os resultados do trabalho e o clima de segurança. Trata-se de um estudo transversal em dois hospitais pediátricos no Brasil, conduzido entre dezembro/2013 e fevereiro/2014. Para coleta dos dados utilizamos Nursing Work Index-Revised, Safety Attitudes Questionnaire – Short form 2006 e Inventário de Burnout de Maslach. A análise foi realizada por meio do coeficiente de correlação de Spearman e Modelo de Equações Estruturais. A amostra consistiu de 267 profissionais de enfermagem. Os resultados evidenciaram que profissionais com maior autonomia, boas relações com a equipe médica, controle sobre o ambiente de trabalho e maior suporte organizacional apresentam menores níveis de exaustão emocional, maior satisfação no trabalho, menos intenção de deixar o trabalho e referem clima de segurança mais positivo. O modelo de equações estruturais mostrou níveis satisfatórios de ajustamento e indicou que as variáveis do ambiente de trabalho da enfermagem são preditoras dos resultados do trabalho e do clima de segurança. Investimentos organizacionais como iniciativas para reduzir o burnout, envolvimento do profissional na tomada de decisão relacionada ao cuidado do paciente, reconhecimento profissional, suporte do gestor de enfermagem, e aprendizado por meio da abordagem das falhas contribuem para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho favorável e têm significante impacto na satisfação com o trabalho e o clima de segurança.

 

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Daniela Fernanda dos Santos Alves, Edinêis de Brito Guirardello, Dirceu Silva

Downloads

Não há dados estatísticos.