Recepção aos calouros: novas fronteiras para as bibliotecas do SBU

Autores

  • Maria Helena Segnorelli Universidade Estadual de Campinas
  • Danielle Thiago Ferreira Universidade Estadual de Campinas
  • Eliane Kiyomi Ohy Universidade Estadual de Campinas
  • Neiva Gonçalves Oliveira Universidade Estadual de Campinas
  • Márcia Regina Garbelini Sevillano Universidade Estadual de Campinas
  • Alexandra Márcia Andrade Universidade Estadual de Campinas
  • Silvia Celeste Salvio Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8339

Palavras-chave:

Marketing – serviços de informação. Serviços de informação – estudo de usuários. Bibliotecas – orientação aos usuários. Bibliotecas universitárias – marketing.

Resumo

A rapidez na produção de informações nas últimas décadas faz com que sejam necessárias adaptações primordiais e personalizadas para atender as necessidades da comunidade a qual as Bibliotecas Universitárias estão inseridas, sendo necessário extrapolar as barreiras físicas, indo ao encontro do usuário, a fim de apresentar a ele uma biblioteca viva e dinâmica, que fomente o desenvolvimento crítico reflexivo, oferecendo ferramentas que auxiliem na solução de problemas. A partir dessa abordagem, a Coordenação do Sistema de Bibliotecas da Unicamp constituiu, em junho de 2014, um Grupo de Trabalho denominado GT de Capacitação e Recepção aos Calouros com a finalidade de, dentre outros objetivos, desenvolver um programa de recepção aos ingressantes. Após estudos, foram estabelecidos mecanismos que possibilitassem aos alunos ingressantes reconhecer, nos primeiros contatos com a Universidade, a importância da biblioteca na vida universitária, além de acolhê-los e informá-los sobre produtos e serviços disponíveis. Essa ação possibilitou ir ao encontro dos usuários reais e potenciais, transmitindo informações sobre o Sistema de Bibliotecas da Unicamp, realizando o marketing dos serviços e produtos oferecidos e quebrando paradigmas quanto à imagem construída de bibliotecas estáticas e passivas.

study. Libraries - user guidance.  University libraries - marketing


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Helena Segnorelli, Universidade Estadual de Campinas

Diretora da Área de Difusão da Informação da Biblioteca Central Cesar Lattes.

Danielle Thiago Ferreira, Universidade Estadual de Campinas

Possui Graduação em Biblioteconomia pela Pontificia Universidade Catolica de Campinas(1999) e Mestrado em Biblioteconomia e Ciência da Informação também pela Pontificia Universidade Catolica de Campinas (2002). É Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo ECA/USP (2007). Atualmente é Diretora da Biblioteca da Área da Engenharia e Arquitetura da Unicamp. Foi Professor da Pontificia Universidade Catolica de Campinas. 

Eliane Kiyomi Ohy, Universidade Estadual de Campinas

Biblioteca Central César Lattes, membro da Diretoria de Difusão da Informação.

Neiva Gonçalves Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

Colaboradora da Biblioteca do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Márcia Regina Garbelini Sevillano, Universidade Estadual de Campinas

Colaboradora da Biblioteca da Faculdade de Engenharia de Alimentos.

Alexandra Márcia Andrade, Universidade Estadual de Campinas

Graduada em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo - USP (2007). Mestre em Ensino de Ciências Exatas pela Universidade Federal de São Carlos- UFSCar (2013). Professora de Física da rede Estadual de ensino de São Paulo desde 2005 e tutora virtual de cursos da UFSCar-UAB.

Silvia Celeste Salvio, Universidade Estadual de Campinas

Possuo graduação em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2002) e mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005). Atualmente sou Bibliotecária de Referência na Biblioteca do Instituto de Física.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

SEGNORELLI, M. H.; FERREIRA, D. T.; OHY, E. K.; OLIVEIRA, N. G.; SEVILLANO, M. R. G.; ANDRADE, A. M.; SALVIO, S. C. Recepção aos calouros: novas fronteiras para as bibliotecas do SBU. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 127–127, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8339. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8339. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>