Banner Portal
Recepção aos calouros: novas fronteiras para as bibliotecas do SBU
PDF

Palavras-chave

Marketing – serviços de informação. Serviços de informação – estudo de usuários. Bibliotecas – orientação aos usuários. Bibliotecas universitárias – marketing.

Como Citar

SEGNORELLI, Maria Helena; FERREIRA, Danielle Thiago; OHY, Eliane Kiyomi; OLIVEIRA, Neiva Gonçalves; SEVILLANO, Márcia Regina Garbelini; ANDRADE, Alexandra Márcia; SALVIO, Silvia Celeste. Recepção aos calouros: novas fronteiras para as bibliotecas do SBU. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 127–127, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8339. Acesso em: 18 jun. 2024.

Resumo

A rapidez na produção de informações nas últimas décadas faz com que sejam necessárias adaptações primordiais e personalizadas para atender as necessidades da comunidade a qual as Bibliotecas Universitárias estão inseridas, sendo necessário extrapolar as barreiras físicas, indo ao encontro do usuário, a fim de apresentar a ele uma biblioteca viva e dinâmica, que fomente o desenvolvimento crítico reflexivo, oferecendo ferramentas que auxiliem na solução de problemas. A partir dessa abordagem, a Coordenação do Sistema de Bibliotecas da Unicamp constituiu, em junho de 2014, um Grupo de Trabalho denominado GT de Capacitação e Recepção aos Calouros com a finalidade de, dentre outros objetivos, desenvolver um programa de recepção aos ingressantes. Após estudos, foram estabelecidos mecanismos que possibilitassem aos alunos ingressantes reconhecer, nos primeiros contatos com a Universidade, a importância da biblioteca na vida universitária, além de acolhê-los e informá-los sobre produtos e serviços disponíveis. Essa ação possibilitou ir ao encontro dos usuários reais e potenciais, transmitindo informações sobre o Sistema de Bibliotecas da Unicamp, realizando o marketing dos serviços e produtos oferecidos e quebrando paradigmas quanto à imagem construída de bibliotecas estáticas e passivas.

study. Libraries - user guidance.  University libraries - marketing


PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Maria Helena Segnorelli, Danielle Thiago Ferreira, Eliane Kiyomi Ohy, Neiva Gonçalves Oliveira, Márcia Regina Garbelini Sevillano, Alexandra Márcia Andrade, Silvia Celeste Salvio

Downloads

Não há dados estatísticos.