Competência em informação no plano nacional do livro e da leitura aspectos sobre mediação da leitura e formação de mediadores

Autores

  • Rosemary Passos Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8336

Palavras-chave:

Plano nacional do livro e da leitura. Competência em informação. Leitura. Mediação.

Resumo

Na perspectiva de formar uma sociedade de leitura, extinguir o analfabetismo e promover a inclusão social e a inclusão informacional, o governo federal brasileiro criou em 2006 o Plano Nacional do Livro e Leitura - PNLL, para promoção e incentivo da leitura em todas as regiões do país. O Eixo 2 do PNLL tem como finalidade formar mediadores e leitores na perspectiva da competência em informação e para confirmar este propósito, desenvolvemos essa pesquisa com o objetivo de estabelecer fundamentação teórica tanto para a Educação quanto para a Ciência da Informação, sobre os conceitos de mediação e competência em informação; identificar a presença da competência nos projetos de formação de mediadores; analisar a estrutura de cada ação utilizando as dimensões características da competência em informação, e elaborar Padrões e Indicadores de Competência em Informação como estratégia para o desenvolvimento da capacidade leitora dos indivíduos. O estudo é uma combinação de pesquisa exploratória e descritiva, com análise de conteúdo e documental adequadas ao Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Para análise dos projetos, utilizamos toda a documentação fornecida pela Coordenação do PNLL e recuperamos os registros históricos de 10 ações, disponíveis na internet, pelo nome do projeto ou da instituição promotora. A leitura do conteúdo de cada projeto foi realizada com base nas dimensões características da competência em informação, e a construção dos padrões e indicadores observaram os modelos da American Library Association (ALA) e da American Association School Librarians Association for Educational Communications and Technology (AASL).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosemary Passos, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em Educação (2015) Universidade Estadual de Campinas no Grupo ALLE (Alfabetização, Leitura e Escrita). Mestrado em Ciência da Informação (2003) Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Graduação em Biblioteconomia (1991) Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Graduação e Licenciatura Plena em Letras (1987) Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Itú. Profissional da área de humanas (bibliotecária supervisora de secção) da Universidade Estadual de Campinas. 

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

PASSOS, R. Competência em informação no plano nacional do livro e da leitura aspectos sobre mediação da leitura e formação de mediadores. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 125–125, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8336. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8336. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão