Banner Portal
Competência em informação no plano nacional do livro e da leitura aspectos sobre mediação da leitura e formação de mediadores
PDF

Palavras-chave

Plano nacional do livro e da leitura. Competência em informação. Leitura. Mediação.

Como Citar

PASSOS, R. Competência em informação no plano nacional do livro e da leitura aspectos sobre mediação da leitura e formação de mediadores. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 125–125, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8336. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8336. Acesso em: 5 jun. 2023.

Resumo

Na perspectiva de formar uma sociedade de leitura, extinguir o analfabetismo e promover a inclusão social e a inclusão informacional, o governo federal brasileiro criou em 2006 o Plano Nacional do Livro e Leitura - PNLL, para promoção e incentivo da leitura em todas as regiões do país. O Eixo 2 do PNLL tem como finalidade formar mediadores e leitores na perspectiva da competência em informação e para confirmar este propósito, desenvolvemos essa pesquisa com o objetivo de estabelecer fundamentação teórica tanto para a Educação quanto para a Ciência da Informação, sobre os conceitos de mediação e competência em informação; identificar a presença da competência nos projetos de formação de mediadores; analisar a estrutura de cada ação utilizando as dimensões características da competência em informação, e elaborar Padrões e Indicadores de Competência em Informação como estratégia para o desenvolvimento da capacidade leitora dos indivíduos. O estudo é uma combinação de pesquisa exploratória e descritiva, com análise de conteúdo e documental adequadas ao Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Para análise dos projetos, utilizamos toda a documentação fornecida pela Coordenação do PNLL e recuperamos os registros históricos de 10 ações, disponíveis na internet, pelo nome do projeto ou da instituição promotora. A leitura do conteúdo de cada projeto foi realizada com base nas dimensões características da competência em informação, e a construção dos padrões e indicadores observaram os modelos da American Library Association (ALA) e da American Association School Librarians Association for Educational Communications and Technology (AASL).

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8336
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Rosemary Passos

Downloads

Não há dados estatísticos.