Banner Portal
O papel da biblioteca universitária na geração de conhecimento científico: a experiência da biblioteca digital zika – UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Bibliotecas digitais temáticas. Atuação do profissional bibliotecário. Biblioteca digital zika.

Como Citar

BRACCHI, Regiane Alcântara; MARTINS, Márcio Souza; ELIEL, Oscar; MARCO, Michele Lebre. O papel da biblioteca universitária na geração de conhecimento científico: a experiência da biblioteca digital zika – UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 124–124, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8334. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O fenômeno da explosão informacional traz, às instituições de ensino e pesquisa, um grande desafio, que é o de extrair da enorme massa de dados, aquilo que parece ser relevante para o desenvolvimento de suas pesquisas e estudos. Diante disso, a seleção e sistematização de informações úteis para as universidades e seus pesquisadores parecem ser cada vez mais prementes e, nesse contexto, as bibliotecas digitais temáticas assumem importância central e despontam como uma nova tendência, no que concerne à sistematização da informação especializada para o acesso. Assim, o Sistema de Biblioteca da Unicamp, considerando as necessidades informacionais de seus pesquisadores e da sociedade criou a Biblioteca Digital Zika (BDZ), cujo objetivo é disponibilizar conteúdos científicos especializados que auxiliem no desenvolvimento de novas pesquisas relacionadas ao enfrentamento das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. Os resultados deste projeto demonstram a relevância das bibliotecas no contexto social, científico e cultural de nossa sociedade, além de aumentar a visibilidade e importância do trabalho do profissional bibliotecário.

 

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Regiane Alcântara Bracchi, Márcio Souza Martins, Oscar Eliel, Michele Lebre Marco

Downloads

Não há dados estatísticos.