O papel da biblioteca universitária na geração de conhecimento científico: a experiência da biblioteca digital zika – UNICAMP

Autores

  • Regiane Alcântara Bracchi Universidade Estadual de Campinas
  • Márcio Souza Martins Universidade Estadual de Campinas
  • Oscar Eliel Universidade Estadual de Campinas
  • Michele Lebre Marco Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8334

Palavras-chave:

Bibliotecas digitais temáticas. Atuação do profissional bibliotecário. Biblioteca digital zika.

Resumo

O fenômeno da explosão informacional traz, às instituições de ensino e pesquisa, um grande desafio, que é o de extrair da enorme massa de dados, aquilo que parece ser relevante para o desenvolvimento de suas pesquisas e estudos. Diante disso, a seleção e sistematização de informações úteis para as universidades e seus pesquisadores parecem ser cada vez mais prementes e, nesse contexto, as bibliotecas digitais temáticas assumem importância central e despontam como uma nova tendência, no que concerne à sistematização da informação especializada para o acesso. Assim, o Sistema de Biblioteca da Unicamp, considerando as necessidades informacionais de seus pesquisadores e da sociedade criou a Biblioteca Digital Zika (BDZ), cujo objetivo é disponibilizar conteúdos científicos especializados que auxiliem no desenvolvimento de novas pesquisas relacionadas ao enfrentamento das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. Os resultados deste projeto demonstram a relevância das bibliotecas no contexto social, científico e cultural de nossa sociedade, além de aumentar a visibilidade e importância do trabalho do profissional bibliotecário.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regiane Alcântara Bracchi, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Biblioteconomia (PUC-Campinas, 2002) e mestrado em Ciência da Informação (PUC-Campinas, 2007), atuando principalmente nos seguintes temas: ciência da informação, administração de unidades de informação e técnicas bibliométricas. É docente do curso de Biblioteconomia da PUC-Campinas e Coordenadora do Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Campinas.

Márcio Souza Martins, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2002) e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é diretor de Gestão de Recursos do Sistema de Bibliotecas da Unicamp.

Oscar Eliel, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001). Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2007) . Atualmente é Bibliotecário Diretor de Tratamento da Informação do Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência no âmbito da Biblioteconomia e Ciência da Informação, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Catalogação, Classificação, Linguagens Documentárias, Indexação, Estudos Métricos, Administração de Unidades de Informação e Software de Bibliotecas.

Michele Lebre Marco, Universidade Estadual de Campinas

Colaboradora do Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

BRACCHI, R. A.; MARTINS, M. S.; ELIEL, O.; MARCO, M. L. O papel da biblioteca universitária na geração de conhecimento científico: a experiência da biblioteca digital zika – UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 124–124, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8334. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8334. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>