Gestão pública: a visão dos técnicos administrativos em educação das universidades públicas e institutos federais

Autores

  • Katia Andrea Silva Costa Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8333

Palavras-chave:

Gestão pública. Instituições de ensino superior. Técnicos administrativos em educação.

Resumo

“Gestão Pública: a visão dos Técnicos Administrativos em Educação das Universidades Públicas e Institutos Federais” é uma iniciativa independente que objetiva propiciar à sociedade em geral uma visão mais justa sobre a categoria dos Técnicos Administrativos em Educação-TAEs, buscando dar enfoque nesses profissionais como sujeitos produtores de conhecimento. Essa proposta procura compartilhar informações pautadas pela ética, legalidade e impessoalidade que diligenciam a melhoria do serviço público. São seus principais objetivos: a) oportunizar espaço para publicação acadêmica e científica dos TAEs; b) elevar a autoestima e valorizar os pontos de vista conjeturados pela categoria; e c) publicar livros no formato digital e disponibilizar acesso gratuito ao seu conteúdo para fins de ampla e eficiente divulgação quanto à produção científico-tecnológica dos técnicos administrativos em educação no Brasil. Para tanto, uma equipe pluriprofissional e multiterritorial, integralmente composta por membros da carreira técnico-administrativa em educação, promove o incentivo à produção e divulgação científico-tecnológica dos profissionais que dão nome ao grupo GPTAE por meio da organização de publicações científicas. Como resultado parcial, podem-se elencar os dois primeiros volumes já publicados pela coletânea em 2014 e 2015, respectivamente, e a ampla divulgação tanto dos conteúdos produzidos pelos TAEs veiculados no meio acadêmico quanto dos objetivos dessa proposta, contexto do qual se originam convites para discussão de temas relacionados ao desenvolvimento da carreira técnico-administrativa em educação e seu papel para a efetivação da gestão pública das IFES, como o III e IV SINTAE na UFRJ e o I Seminário de Gestão Pública da UFRA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katia Andrea Silva Costa, Universidade Estadual de Campinas

Especialista em Tecnologias na Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e em Planejamento e Tutoria em Educação a Distância pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Possui Bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e Licenciatura Plena em Letras - habilitação em Português e Inglês pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais com lotação no Instituto Federal do Paraná, com atuação na Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação, mais especificamente na Diretoria de Pós-Graduação, atuando como Coordenadora de Pós-Graduação. 

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

COSTA, K. A. S. Gestão pública: a visão dos técnicos administrativos em educação das universidades públicas e institutos federais. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 123–123, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8333. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8333. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão