Promoção de evento sobre biblioteconomia, educação e divulgação científica (BEDIC): uma proposta para o aperfeiçoamento dos profissionais no âmbito da UNICAMP

Autores

  • Gildenir Carolino Santos Universidade Estadual de Campinas
  • Vera Regina Toledo Camargo Universidade Estadual de Campinas
  • Sérgio Ferreira Amaral Universidade Estadual de Campinas
  • Regiane Alcântara Bracchi Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8331

Palavras-chave:

Eventos científicos. Biblioteconomia – eventos. Educação – eventos. Divulgação científica – eventos. Inovações tecnológicas.

Resumo

O evento proposto, denominado inicialmente como Biblioteconomia, Educação e Divulgação Científica (BEDiC) proporcionará a troca de informações entre profissionais da educação, da informação e divulgadores da ciência, os quais pretendem, por meio da tecnologia, mobilizar suas competências para promover o bem-estar da sociedade. A organização do evento se preza no estabelecimento de parceria entre o Laboratório de Estudos Avançado em Jornalismo (LABJOR), Laboratório de Novas Tecnologias na Educação (LANTEC) e o Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos (PPEC), vinculado ao Sistema de Bibliotecas da UNICAMP (SBU). Para 2016, a temática inicial se dará em torno da "Competência em Informação e Educação no Contexto da Sociedade Digital”, através de mesas temáticas, oficinas e seminários que englobará questões como a educação à distância, projetos pedagógicos digitais, construção de bibliotecas digitais, repositórios, portais de periódicos e divulgação científica, envolvidos pela própria questão da competência em informação. Espera-se discutir questões relacionadas à capacidade de busca, uso e interpretação da informação, bem como seus impactos no processo de formação dos indivíduos. Além de tudo, pretende-se difundir propostas e projetos em andamento com possibilidades de diálogos entre as áreas de Educação, Ciência da Informação e Divulgação Científica, principalmente quanto às questões de compartilhamento de soluções técnicas de acessibilidade às fontes eletrônicas de informação e serviços virtuais, além de estabelecer debates entre pesquisadores e especialistas no assunto. Visa, ainda, disseminar a adoção de tecnologia digital, discutindo as soluções e tendências nacionais e internacionais relacionadas à produção e à recuperação de documentos eletrônicos, bem como identificar, descrever e analisar as competências em informação no contexto atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gildenir Carolino Santos, Universidade Estadual de Campinas

Possui Bacharelado em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas [1991]. Mestrado [2002] e Doutorado [2008] em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, onde também atuou como Diretor Técnico de Serviços [1995-2013]. Pós-Doutorado em Divulgação Científica pela Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas [2012].

Vera Regina Toledo Camargo, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (1982), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1998). Com pós-doutorado pelo Departamento de Multimeios (2005) da Unicamp. Desenvolve as atividades na Universidade Estadual de Campinas.

Sérgio Ferreira Amaral, Universidade Estadual de Campinas

Concluiu o doutorado pela Universidade Estadual de Campinas em 1992. Atualmente é Professor Titular na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Publicou 34 artigos em periódicos especializados e 48 trabalhos em anais de eventos. 

Regiane Alcântara Bracchi, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Biblioteconomia (PUC-Campinas, 2002) e mestrado em Ciência da Informação (PUC-Campinas, 2007), atuando principalmente nos seguintes temas: ciência da informação, administração de unidades de informação e técnicas bibliométricas. É docente do curso de Biblioteconomia da PUC-Campinas e Coordenadora do Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

SANTOS, G. C.; CAMARGO, V. R. T.; AMARAL, S. F.; BRACCHI, R. A. Promoção de evento sobre biblioteconomia, educação e divulgação científica (BEDIC): uma proposta para o aperfeiçoamento dos profissionais no âmbito da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 122–122, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8331. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8331. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>