Sistema de carga e sincronização de docentes e alunos no google classroom

Autores

  • Roberto Romani Universidade Estadual de Campinas
  • Ricardo Monteiro Cruz Cardozo Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8326

Palavras-chave:

Ead. Ava. Tecnologia. Educação.

Resumo

O objetivo específico do sistema é automatizar o processo de criação de disciplinas de graduação e pós-graduação e também gerenciar os professores e alunos na ferramenta Google Sala de Aula (Classroom) do domínio g.unicamp.br. O sistema não desativa o processo manual de criação de disciplinas do Classroom entretanto, tal processo necessita que o professor envie convites individuais para cada aluno a fim que eles ingressem em uma sala de aula virtual. Com a automação, quem recebe o convite é o docente responsável pela disciplina que ao aceita-lo já cria a sala de aula virtual com todos os alunos automaticamente cadastrados. Isso é possível graças a interface existente entre o GGTE e a DAC. O Objetivo principal desse trabalho é incentivar o uso de tecnologias educacionais nos cursos de graduação e pós-graduação da Unicamp. Foi utilizada a API do Classroom para a codificação do sincronizador na linguagem JAVA. Essa atividade teve início após a adesão oficial da Unicamp ao programa Google Apps for Education em 30 de novembro de 2015. Apenas duas pessoas foram envolvidas diretamente na implementação desse sistema que potencialmente beneficiará a todos os docentes e alunos da Unicamp a partir do segundo semestre de 2016. Neste trabalho apresentaremos em linhas gerais, como foi implementado o sincronizador e como será seu funcionamento tanto por parte dos docentes quanto dos alunos da Unicamp.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Romani, Universidade Estadual de Campinas

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (1994) e Mestre e Doutor pela Unicamp. Integra o Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais da Universidade Estadual de Campinas. É membro do grupo de pesquisa InterHAD (Human-Digital Artifact Interaction) do Instituto de Computação da Unicamp Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: interação humano-computador, computação humana, computação social, educação à distância, sistemas de informação e jogos com propósito.

Ricardo Monteiro Cruz Cardozo, Universidade Estadual de Campinas

Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais, Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

ROMANI, R.; CARDOZO, R. M. C. Sistema de carga e sincronização de docentes e alunos no google classroom. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 120–120, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8326. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8326. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão