Banner Portal
O gerenciamento dos resumos do evento SIMTEC a partir do software OJS /SEER: gestão e divulgação científica
PDF

Palavras-chave

Divulgação científica – gerenciamento. Eventos acadêmicos – gerenciamento. Resumos informativos – eventos. Intensão universitária. Software de gerenciamento eletrônico

Como Citar

SANTOS, Gildenir Carolino; GODOI, Murilo Lucas. O gerenciamento dos resumos do evento SIMTEC a partir do software OJS /SEER: gestão e divulgação científica. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 119–119, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8320. Acesso em: 12 abr. 2024.

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo apresentar a ferramenta de gerenciamento dos resumos publicados no evento SIMTEC - Simpósio dos Profissionais de UNICAMP, utilizando o software Open Journal System / Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (OJS/SEER), no formato de um periódico intitulado Sínteses: Revista Eletrônica do SIMTEC. A ideia surgiu em 2008, mas a implementação acontece somente agora, após ser apresentado vários formatos de armazenamento, e escolhido o OJS/SEER. Decidiu-se optar por manter arquivados os resumos nesse software por várias razões. Sendo que a primeira é que o software garanta e preserva digitalmente todo o sistema, metadados e arquivos em PDF por meio da Rede Cariniana / LOCKSS, a qual a UNICAMP está integrada; a segunda é que possibilita a atribuição do Digital Object Identifier (DOI) por meio da configuração de plug-in instalado no próprio sistema, mantendo o link persistente de acesso aos resumos sempre na mesma URL; e por última por constituir uma pequena base de dados sobre o SIMTEC facilitando o acesso às informações. Assim, essa iniciativa visa garantir e recuperar as informações de todas as edições já publicadas no SIMTEC num mesmo ambiente reconhecido mundialmente e de fácil acesso a sociedade e a comunidade universitária, por ser de livre acesso e gratuito.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Gildenir Carolino Santos, Murilo Lucas Godoi

Downloads

Não há dados estatísticos.