Avaliação de competências clínicas no ensino médico e a contribuição da assessoria pedagógica

Autores

  • Silvia Maria Riceto Ronchim Passere Universidade Estadual de Campinas
  • A. M. B. Zeferino Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Almerinda Vieira Fernandes Alves Universidade Estadual de Campinas
  • Sarah Monte Alegre Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8307

Palavras-chave:

Assessoria pedagógica. Avaliação. Educação médica.

Resumo

A Assessoria Pedagógica da FCM/Unicamp contribui de forma efetiva para a manutenção da qualidade do curso médico. Inserida no Núcleo de Avaliação e Pesquisa em Educação Médica, em conjunto com a Coordenadoria do curso de Medicina, foi criada a Avaliação de Competências Clínicas para o Internato Médico. O Internato Médico tem como objetivo a capacitação prática intensiva, tornando o aluno apto a tomar decisões e atuar de forma efetiva com o paciente, sob supervisão docente. Considerando que essas atividades desenvolvidas são clínicas, entende-se que a avaliação do desempenho do aluno permite identificar as habilidades clínicas que ele adquiriu no decorrer do módulo de ensino, e para isso, a avaliação cognitiva isolada não é um instrumento adequado, pois não contempla a visualização das habilidades e atitudes esperadas. Neste sentido objetivou-se criar um sistema de avaliação que permitisse que o estudante fosse avaliado em condições semelhantes às quais ele desenvolveu suas habilidades. Esta avaliação de Competências Clínicas, realizada no Hospital de Clínicas da Unicamp, conta com pacientes simulados dentro de uma estrutura de consultório médico que reproduz a realidade do atendimento, demonstrando a importância da avaliação para a qualidade do ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Maria Riceto Ronchim Passere, Universidade Estadual de Campinas

FCM/ UNICAMP

A. M. B. Zeferino, Universidade Estadual de Campinas

FCM/ UNICAMP

Maria Almerinda Vieira Fernandes Alves, Universidade Estadual de Campinas

FCM/ UNICAMP

Sarah Monte Alegre, Universidade Estadual de Campinas

FCM/ UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

PASSERE, S. M. R. R.; ZEFERINO, A. M. B.; ALVES, M. A. V. F.; ALEGRE, S. M. Avaliação de competências clínicas no ensino médico e a contribuição da assessoria pedagógica. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 136–136, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8307. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8307. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão