Banner Portal
O efeito do enriquecimento ambiental para o bem-estar de camundongos transgênicos
PDF

Palavras-chave

Enriquecimento ambiental(ea). Bem-estar. Camundongo transgênico.

Como Citar

SILVA, Elson André; CAMPOS, Alex Vinícius; ALVES, Delma Pegolo; ALVES, Edivana Aparecida Vespa; LOPES, Marina. O efeito do enriquecimento ambiental para o bem-estar de camundongos transgênicos. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 115–115, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8306. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O grande avanço do conhecimento humano na medicina humana e veterinária e a utilização de animais de laboratório em pesquisas científicas, fez com que houvesse a necessidade de implementação de novas técnicas que favorecessem assim o bem estar dos animais de laboratório. Neste experimento foram utilizados camundongos transgênicos da linhagem STOCK Hbatm1Paz Hbbtm1Tow Tg (HBA-HBBs) 41Paz/J, divididos em grupo Controle e grupo de Super Enriquecimento Ambiental (EA) com 5 matrizes em cada grupo. Durante todo o experimento, as matrizes de camundongos S.P.F (Specific Pathogen Free) foram mantidas em duas unidades isoladoras em ambiente climatizado com temperatura 21ºC±3, fotoperíodo 12h/12h na área de Gnotobiologia do CEMIB/UNICAMP. Todos os materiais e insumos, incluindo os EAs foram esterilizados dentro de cilindros em autoclaves a 125ºC por 30 minutos e conectados e transferidos para as unidades isoladoras. Foram realizadas 120 horas de observação e com avaliação semanal por 60 dias da performace reprodutiva dos animais (inter-partos, taxa de reprodutividade, taxa de mortalidade, curva de peso dos filhotes e das matrizes). Os resultados obtidos demonstraram melhoria da atividade locomotora e exploratória do grupo com EA, porém os 2 grupos apresentaram a mesma performance reprodutiva. O uso de enriquecimento ambiental em linhagens de camundongos transgênicos foi eficiente no que se diz respeito ao bem-estar dos animais.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Elson André Silva, Alex Vinícius Campos, Delma Pegolo Alves, Edivana Aparecida Vespa Alves, Marina Lopes

Downloads

Não há dados estatísticos.