Criação de material de apoio ao ensino de ciências biológicas

Autores

  • Fernando Canova Universidade Estadual de Campinas
  • Andréia Leite Basilio Universidade Estadual de Campinas
  • Fernanda Sato Facchini Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8304

Palavras-chave:

Ensino. Educação. Material didático.

Resumo

Incentivar o aluno a buscar novos conhecimentos é dever de todos os envolvidos com a educação, que não devem se limitar ao ensino clássico com o quadro e giz. Assim, o professor moderno, preocupado com a didática, utiliza-se de recursos atuais para prender a atenção do aluno e, desse modo, consegue uma melhor transmissão dos conceitos, tornando o processo ensino-aprendizagem uma tarefa prazerosa para todos os envolvidos. Estas abordagens devem seguir o aluno desde o ensino básico até a pós-graduação, sendo que uma atenção maior deve ser dada ao ensino médio, pois é nesse período que se inicia a preparação para o ingresso na Universidade. O objetivo deste projeto foi elaborar um material didático de apoio ao ensino de ciências biológicas na forma de um jogo de cartas, disponibilizando dessa forma uma ferramenta mais eficaz e motivadora para transmitir os conceitos básicos. O jogo consiste em um baralho com 56 cartas, contendo uma imagem relacionada à área de biologia e uma informação relevante sobre ela, além de uma pontuação de ataque e defesa, que serve como atrativo para o aluno. O jogo pode ser utilizado por duas ou mais pessoas, além da possibilidade de jogar em equipes, o que auxilia na interação entre professores e alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Canova, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2014), Mestre em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2009), Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade de Mogi das Cruzes (2004), Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade de Mogi das Cruzes (2003), atualmente é Professor na Universidade de Mogi das Cruzes - UMC.

Andréia Leite Basilio, Universidade Estadual de Campinas

Possui ensino-medio-segundo-grau pela Escola Estadual Pedro Malozze(2011). Atualmente é da Universidade de Mogi das Cruzes. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral e na educação.

Fernanda Sato Facchini, Universidade Estadual de Campinas

Possui ensino-medio-segundo-graupelo CENTRO EDUCACIONAL SESI 431(2013). Atualmente é da Universidade de Mogi das Cruzes e da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Biologia Geral. 

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

CANOVA, F.; BASILIO, A. L.; FACCHINI, F. S. Criação de material de apoio ao ensino de ciências biológicas. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 114–114, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8304. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8304. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)