Banner Portal
Criação de material de apoio ao ensino de ciências biológicas
PDF

Palavras-chave

Ensino. Educação. Material didático.

Como Citar

CANOVA, F.; BASILIO, A. L.; FACCHINI, F. S. Criação de material de apoio ao ensino de ciências biológicas. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 114–114, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8304. Acesso em: 28 set. 2023.

Resumo

Incentivar o aluno a buscar novos conhecimentos é dever de todos os envolvidos com a educação, que não devem se limitar ao ensino clássico com o quadro e giz. Assim, o professor moderno, preocupado com a didática, utiliza-se de recursos atuais para prender a atenção do aluno e, desse modo, consegue uma melhor transmissão dos conceitos, tornando o processo ensino-aprendizagem uma tarefa prazerosa para todos os envolvidos. Estas abordagens devem seguir o aluno desde o ensino básico até a pós-graduação, sendo que uma atenção maior deve ser dada ao ensino médio, pois é nesse período que se inicia a preparação para o ingresso na Universidade. O objetivo deste projeto foi elaborar um material didático de apoio ao ensino de ciências biológicas na forma de um jogo de cartas, disponibilizando dessa forma uma ferramenta mais eficaz e motivadora para transmitir os conceitos básicos. O jogo consiste em um baralho com 56 cartas, contendo uma imagem relacionada à área de biologia e uma informação relevante sobre ela, além de uma pontuação de ataque e defesa, que serve como atrativo para o aluno. O jogo pode ser utilizado por duas ou mais pessoas, além da possibilidade de jogar em equipes, o que auxilia na interação entre professores e alunos.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Fernando Canova, Andréia Leite Basilio, Fernanda Sato Facchini

Downloads

Não há dados estatísticos.