Banner Portal
Valiação da presença de cryptosporidium spp. E giardia spp. Em águas minerais naturais de nascentes e enteroparasitoses em duas comunidades rurais da cidade de campos do jordão -- sp
PDF

Palavras-chave

Cryptosporidium. Giardia. Águas de nascentes.

Como Citar

BRANCO, Nislon; FRANCO, Regina Maura Bueno de. Valiação da presença de cryptosporidium spp. E giardia spp. Em águas minerais naturais de nascentes e enteroparasitoses em duas comunidades rurais da cidade de campos do jordão -- sp. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 135–135, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8303. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

A presença dos protozoários Cryptosporidium spp. e de Giardia spp. em água destinadas ao consumo humano, assumiu grande importância em Saúde Pública nos últimos anos, com numerosos surtos de gastroenterite por veiculação hídrica. A transmissão dos protozoários ocorre mediante a ingestão dos oocistos ou cistos, que têm grande resistência no ambiente. A população do município de Campos do Jordão/SP utiliza amplamente as águas das nascentes para o consumo e a existência de situações com risco potencial de contaminação dessas águas são freqüentes. O objetivo deste trabalho foi investigar a ocorrência destes patógenos em amostras de água das principais fontes deste município. Utilizou-se a técnica de filtração em membranas e anticorpos monoclonais fluorescentes para detecção dos protozoários. Cryptosporidium spp e Giardia spp foram detectados em 25,0% (3/12) das fontes estudadas (concentrações de 0,2 a 0,3 oocistos e 0,07 a 0,1 cistos por litro, respectivamente). O índice de positividade para as fontes pertencentes à área urbana foi de 33,3% (2/6) enquanto para as da área rural foi de 16,7% (1/6). Um inquérito parasitógico fecal revelou que 49,2% (91/185) das pessoas estavam parasitadas com prevalências de: Cryptosporidium spp. (8,1%), Giardia duodenalis (5,9%), Blastocystis hominis (4,9%) e Entamoeba histolytica/ dispar (2,7%); Entamoeba coli (19,5%), Iodamoeba bütschlii (4,3%) e Endolimax nana (0,5%); Ascaris lumbricoides (14,9%); Trichuris. trichiura (9,7%); Taenia sp., Enterobius vermicularis, ancilostomideo e larva de nematódeo (1,1%). As condições ambientais (relevo, disponibilidade hídrica, ocupação desordenada, áreas de pastagem) e 136 Livro de Resumos do II SIMTEC - Simpósio de Profissionais da Unicamp focos de contaminação (esgoto sanitário; fezes de animais) existentes próximo às nascentes foram fatores que contribuíram com a contaminação das águas de origem subterrânea no município. A ausência de água tratada, de sistema de escoamento sanitário e as condições sócio-econômicas das comunidades rurais incluídas no inquérito parasitológico podem ter contribuído para a elevada prevalência das parasitoses intestinais observadas neste estudo.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Nislon Branco, Regina Maura Bueno de Franco

Downloads

Não há dados estatísticos.