Aspectos epidemiológicos dos traumas ortopédicos infanto-juvenis atendidos pela unidade de emergência referenciada (u.e.r.) do HC - UNICAMP

Autores

  • Denise Aparecida Sonego Universidade Estadual de Campinas
  • D. C. Felicix Universidade Estadual de Campinas
  • L. G. Frederico Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Cristina Matta Andrade Universidade Estadual de Campinas
  • R. L. Gazola Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8294

Palavras-chave:

Trauma. Fraturas. Acidentes por quedas

Resumo

Devido à escassez de artigos encontrados na literatura que estudam o trauma ortopédico em diferentes faixas-etárias realizou-se este estudo que teve como objetivo analisar o perfil epidemiológico em pacientes menores de 18 anos, vítimas de trauma com comprometimento exclusivamente ortopédico, atendidos na Unidade de Emergência Referenciada (U.E.R.) do Hospital de Clínicas da Unicamp. Material e Métodos: Análise dos prontuários dos pacientes atendidos na Emergência em Ortopedia (U.E.R.) no período de dezembro de 2006 a dezembro 2007. Resultados: Há um predomínio de pacientes do sexo masculino (61%) e feminino (39%), sendo a raça branca (80%) e não brancos (20%). Como mecanismo de trauma, encontrou-se: 130 quedas, 10 acidentes automobilísticos ou atropelamentos, 22 contusões, 33 entorses, sendo o mais freqüente o entorse de tornozelo, 3 ferimentos cortocontusos, 30 traumas e 125 outras causas não especificadas. Conclusão: A amostra caracterizou-se com prevalência de pacientes do sexo masculino, vítimas de quedas. Evidenciamos as particularidades na população infanto-juvenil que possibilitou um melhor conhecimento das características do trauma, assim como estabelecimento de medidas preventivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Aparecida Sonego, Universidade Estadual de Campinas

HC/ UNICAMP

D. C. Felicix, Universidade Estadual de Campinas

HC/ UNICAMP

L. G. Frederico, Universidade Estadual de Campinas

HC/ UNICAMP

Maria Cristina Matta Andrade, Universidade Estadual de Campinas

HC/ UNICAMP

R. L. Gazola, Universidade Estadual de Campinas

HC/ UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

SONEGO, D. A.; FELICIX, D. C.; FREDERICO, L. G.; ANDRADE, M. C. M.; GAZOLA, R. L. Aspectos epidemiológicos dos traumas ortopédicos infanto-juvenis atendidos pela unidade de emergência referenciada (u.e.r.) do HC - UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 133–133, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8294. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8294. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão