Banner Portal
Aspectos epidemiológicos dos traumas ortopédicos infanto-juvenis atendidos pela unidade de emergência referenciada (u.e.r.) do HC - UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Trauma. Fraturas. Acidentes por quedas

Como Citar

SONEGO, Denise Aparecida; FELICIX, D. C.; FREDERICO, L. G.; ANDRADE, Maria Cristina Matta; GAZOLA, R. L. Aspectos epidemiológicos dos traumas ortopédicos infanto-juvenis atendidos pela unidade de emergência referenciada (u.e.r.) do HC - UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 133–133, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8294. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Devido à escassez de artigos encontrados na literatura que estudam o trauma ortopédico em diferentes faixas-etárias realizou-se este estudo que teve como objetivo analisar o perfil epidemiológico em pacientes menores de 18 anos, vítimas de trauma com comprometimento exclusivamente ortopédico, atendidos na Unidade de Emergência Referenciada (U.E.R.) do Hospital de Clínicas da Unicamp. Material e Métodos: Análise dos prontuários dos pacientes atendidos na Emergência em Ortopedia (U.E.R.) no período de dezembro de 2006 a dezembro 2007. Resultados: Há um predomínio de pacientes do sexo masculino (61%) e feminino (39%), sendo a raça branca (80%) e não brancos (20%). Como mecanismo de trauma, encontrou-se: 130 quedas, 10 acidentes automobilísticos ou atropelamentos, 22 contusões, 33 entorses, sendo o mais freqüente o entorse de tornozelo, 3 ferimentos cortocontusos, 30 traumas e 125 outras causas não especificadas. Conclusão: A amostra caracterizou-se com prevalência de pacientes do sexo masculino, vítimas de quedas. Evidenciamos as particularidades na população infanto-juvenil que possibilitou um melhor conhecimento das características do trauma, assim como estabelecimento de medidas preventivas.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Denise Aparecida Sonego, D. C. Felicix, L. G. Frederico, Maria Cristina Matta Andrade, R. L. Gazola

Downloads

Não há dados estatísticos.