Banner Portal
Análise elementar com filtro de energia (EFTEM) e seccionamento usando feixe de íons focalizado (FIB) em filme de tinta espesso
PDF

Palavras-chave

EFTEM. ESI. FIB.

Como Citar

LEITE, Carlos Alberto Paula; GALEMBECK, Fernando. Análise elementar com filtro de energia (EFTEM) e seccionamento usando feixe de íons focalizado (FIB) em filme de tinta espesso. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 130–130, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8287. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

A análise elementar utilizando filtro de energia em um microscópio eletrônico de transmissão (TEM) é freqüentemente realizada em materiais seccionados entre 20 e 60 nm. Espessuras superiores a 60nm, para uma tensão de 80 kV, causam espalhamentos múltiplos dificultando o mapeamento elementar. A proposta feita por R. F. Egertone desenvolvida teoricamente por E. Zeitler e colaboradores indicam a possibilidade de se obter mapas elementares associados à espectroscopia de filmes espessos, abrindo a oportunidade de examinar filmes poliméricos compósitos. Este trabalho verifica a possibilidade de realizar medidas espectroscópicas em um filme de tinta comercial utilizando as técnicas EELS (Electron Energy Loss Spectroscopy) e ESI (Energy Spectrum Image). Os cortes espessos foram obtidos em ultramicrótomo com espessuras acima de 150nm. Outra técnica utilizada no estudo desses filmes foi o seccionamento em equipamento FIB (Focused Íon Beam), utilizando um feixe de gálio para realizar os cortes e elétrons secundários para visualizar a superfície. Os resultados em TEM demonstram que embora o caminho livre médio dos elétrons seja muito inferior à espessura da amostra, ainda é possível obter espectros e imagens de excelente qualidade para identificar os elementos constituintes. Os ensaios em FIB revelaram a distribuição de partículas no interior do filme de tinta.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Carlos Alberto Paula Leite, Fernando Galembeck

Downloads

Não há dados estatísticos.