Banner Portal
Sistema de bibliotecas da COCEN: interdisciplinaridade, conhecimento e divulgação científica
PDF

Palavras-chave

Bibliotecas. Cocen. Interdisciplinaridade. Conhecimento e divulgação.

Como Citar

CAMARGO, Vera Regina Toledo; SILVA, Adreilde de Souza Oliveira; FERNANDES, Adriana Cristina; MOREIRA, Eliana Barbosa da S. M; BENINE, Fabiana; SILVA, Karina Gama Cubas; OLIVEIRA, Maria do Carmo; NASCIMENTO, Mônica A. de Oliveira; COSTA, Vanessa Evelyn. Sistema de bibliotecas da COCEN: interdisciplinaridade, conhecimento e divulgação científica. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 107–107, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8286. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Os Centros e Núcleos Interdisciplinares de Ensino e Pesquisa foram implantados na UNICAMP com o objetivo de permitir investigações cultural, científica e tecnológica com características interdisciplinares. Desde 1998, 21 órgãos são regidos pela Coordenadoria dos Centros e Núcleos Interdisciplinares da Unicamp (COCEN). Contamos com 08 Bibliotecas implantadas para contribuir com a divulgação do conhecimento e os seus acervos são resultantes das especificidades de cada Centro e Núcleos e pela característica interdisciplinar em que se constituem. Este estudo buscou conhecer o potencial das bibliotecas da Cocen no planejamento, desenvolvimento e atuação em atividades de divulgação/popularização da ciência e tecnologia e sua inserção no Sistema de Bibliotecas da Unicamp. O principal objetivo da divulgação científica é a partilha social do saber, isto é, a capacidade de levar ao público em geral o conhecimento científico e tecnológico, assim como de sua cultura, seus valores, pressupostos e funcionamento, que por muito tempo lhe foi distanciado, dado ao crescente desenvolvimento e especialização dos assuntos científicos. Nos Centros e Núcleos encontram-se pesquisadores especialistas, alunos de graduação e de pós-graduação, docentes associados de universidades brasileiras e estrangeiras, e a comunidade em geral, mobilizados pelas diferentes áreas em que estes órgãos atuam e por suas diferentes formas de atuação, e que, conforme poderá ser verificado, constituem-se em usuários das bibliotecas destes Centros e Núcleos. O grande desafio é a atuação na Divulgação do Conhecimento, já que as bibliotecas podem ser apontadas como espaços científicos e culturais em que a sociedade utiliza para acessar informação científica.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Vera Regina Toledo Camargo, Adreilde de Souza Oliveira Silva, Adriana Cristina Fernandes, Eliana Barbosa da S. M Moreira, Fabiana Benine, Karina Gama Cubas Silva, Maria do Carmo Oliveira, Mônica A. de Oliveira Nascimento, Vanessa Evelyn Costa

Downloads

Não há dados estatísticos.