Estação Guanabara - polo de extensão universitária cultural

Autores

  • Odair Marques Silva Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8284

Palavras-chave:

Cultura

Resumo

O CISGuanabara, Centro Cultural de Inclusão e Integração Social, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PREAC), nasce como instrumento da universidade para gestão e mobilização ao uso de um patrimônio histórico e cultural tombado em Campinas, o prédio da Estação Guanabara e valorização e disponibilização de seus projetos de extensão universitária. Uma das ações desenvolvidas se visibiliza no projeto “Feiras Culturais” na Estação Guanabara, cujos objetivos são: incentivar a comunidade a participar de atividades culturais, ampliar o acervo cultural dos participantes, oferecer espaço de visibilidade e desenvolvimento para os agentes de cultura e contribuir com o papel da Universidade, em sua relação com a comunidade, nos termos da Extensão Universitária. As Principais atividades são: mostras de produções culturais da comunidade, de alunos e funcionários da Unicamp, entre estas se destacam: na literatura a feira livre de troca de livros, sem venda, no teatro as performances e oficinas, na música as apresentações presenciais, nas artes plásticas as mostras de pinturas e fotografias, na cultura dos bairros o artesanato, a dança de rua, o hip hop entre outras, na culinária as comidas típicas regionais brasileiras e nos espaços alternativos e criativos as rodas de conversas com autores e fazedores de cultura, a arte circense e as manifestações culturais da comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Odair Marques Silva, Universidade Estadual de Campinas

Graduação em Ciências, licenciatura pela Universidade São Judas Tadeu (1983). Pós-graduação em Análise de Sistemas pela PUCCAMP e Mestrado em Gestão da Qualidade pela FEM/UNICAMP, com dissertação sobre Organizações Não-Governamentais/ABONG. Atua nos seguintes temas: Educação e Produção Cultural. 

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

SILVA, O. M. Estação Guanabara - polo de extensão universitária cultural. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 106–106, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8284. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8284. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.