Banner Portal
Ambiente informatizado de planilhas nas colônias de camundongos e ratos do CEMIB
PDF

Palavras-chave

Informatização. Planilhas. Colônias

Como Citar

VINAGRE, Regina Maria Pires da Silva M; SILVA, Edson Roberto da; PONTES, Robson; DIAS, Edino Manoel; ALVES, Edivana Aparecida Vespa; ANTONIO, Alda Jose. Ambiente informatizado de planilhas nas colônias de camundongos e ratos do CEMIB. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 129–129, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8283. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

No Brasil, não existe nenhum programa específico para gerenciamento das Colônias de animais de laboratório. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um ambiente informatizado para gerenciamento de Colônias de ratos e camundongos para o controle operacional dos acasalamentos, performance reprodutiva, agilização na programação dos animais existentes em estoque para disponibilização para os usuários. O sistema contém informações em planilhas sobre espécie, linhagem, método de acasalamento isogênico (Self-Perpetuation) e heterogênico (Poiley, Han-Rotacional) e tipo de Colônia (fundação, expansão de matrizes e produção). As planilhas são realizadas semanalmente para performance reprodutiva e planejamento do estoque. O sistema de planilha informatizado é disponibilizado pela rede através de um servidor de dados. O acesso on-line das planilhas de produção, estoque e mapa genético pelos responsáveis possibilitam informações atualizadas sobre cada linhagem, matriz e estoque da Colônia. Também exibe dados estatísticos agilizando na tomada de decisões sobre o dimensionamento do plantel.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Regina Maria Pires da Silva M Vinagre, Edson Roberto da Silva, Robson Pontes, Edino Manoel Dias, Edivana Aparecida Vespa Alves, Alda Jose Antonio

Downloads

Não há dados estatísticos.