Banner Portal
Alterações hematológicas na dengue
PDF

Palavras-chave

Dengue. Plaqutopenia. Leucopenia

Como Citar

GILBERTI, Maria de Fátima Pereira; ALVARENGA, E. C.; ANJOS, B. L.; VECINA, J. F.; GROTTO, Helena Zerlot Wolf; COSTA, Edivilson da. Alterações hematológicas na dengue. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 129–129, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8280. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

A dengue é uma doença infecto-contagiosa causada por um flavovírus e transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegipty, sintomática na maioria dos casos, cursando com febre alta, cefaléia intensa e dores pelo corpo. O objetivo deste trabalho foi estudar o comportamento laboratorial de casos de dengue do tipo não hemorrágico atendidos no Hospital de Clínicas (HC) Unicamp - Campinas/ SP. Com o recrudescimento da dengue do tipo não hemorrágico em nossa região, resolvemos estudar o comportamento do hemograma nesta epidemia. Observamos que a doença cursa com leucopenia, presença de linfócitos atípicos e plaquetopenia em cerca de 50% dos casos. A plaquetopenia, muitas vezes de grau moderado, inspirou maiores cuidados e controle por parte dos médicos, principalmente em crianças. Os dados observados mostram alterações de leucócitos e plaquetas não encontrados anteriormente não observados em estudos de dengue não hemorrágica. Num total de 54 casos analisados, observamos a presença de leucopenia (leucócitos < 4.000 mm3 ) em 32 casos (59,25%). A freqüência de plaquetopenia foi de 66% (36 pacientes) sendo que em metade dos casos o número de plaquetas era inferior a 100.000 mm3 . Os achados de linfócitos atípicos estiveram presentes em 47% dos casos. O estudo de um número maior de casos ajudará a consolidar o perfil de atual epidemia de dengue, ressaltando a grande incidência de plaquetopenia de grau moderado entre os pacientes portadores da doença.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Maria de Fátima Pereira Gilberti, E. C. Alvarenga, B. L. Anjos, J. F. Vecina, Helena Zerlot Wolf Grotto, Edivilson da Costa

Downloads

Não há dados estatísticos.