Resumo
As instituições acadêmicas têm relevante papel a ser cumprido no tocante à melhoria dos indicadores educacionais no contexto das escolas públicas. Há uma demanda de professores dos ensinos fundamental e médio para que a discussão considere o ambiente escolar de forma realista e valorizadora. Métodos Considerando isso houve uma parceria de compreensão e de valorização de uma unidade escolar, situada em um bairro operário, envolvendo a Unicamp, através do GGBS, a PUC-Campinas, área de Comunicação Social e a EE Prof. Adalberto Prado e Silva, localizada entre as duas instituições acadêmicas , promovendo pesquisa dos resultados da escola. O uso da tecnologia em sala de aula foi analisado como ferramenta de melhoria dos resultados de aprendizagem Resultados Houve resgate de vários resultados positivos evidenciados pela imprensa e relacionados com a unidade escolar e parcerias institucionais. Na contramão da prevalência dos aspectos negativos, normalmente colocados em evidência. Promoveu-se assim o reconhecimento a um trabalho por vezes invisível no cotidiano da escola, alcançando os professores, em reconhecimento ao trabalho da equipe. A equipe de professores foi fortalecida exatamente naquilo que já produzia, em sentido de valorização do professor, uso das tecnologias de comunicação e relação com a sociedade, através de órgãos de imprensa, inclusive analisando aspectos de manipulação. Alcançou-se também os alunos que foram motivados a desenvolver, e realizaram de forma impactante , trabalho temático, tema Racismo. Um vídeo , produzido pelos alunos, com orientação do projeto de extensão foi selecionado como um indicador de boas práticas educacionais.
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