A academia na escola pública

um efetivo caso de extensão

Autores

  • Edison Cardoso Lins Universidade Estadual de Campinas
  • José Rodrigues Oliveira Universidade Estadual de Campinas
  • Duílio Fabbri Júnior Universidade Estadual de Campinas https://orcid.org/0000-0002-9408-7754
  • Lucas Jerônimo Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8279

Palavras-chave:

Escola pública, Extensão universitária, Tecnologia em sala de aula

Resumo

 As instituições acadêmicas têm relevante papel a ser cumprido no tocante à melhoria dos indicadores educacionais no contexto das escolas públicas. Há uma demanda de professores dos ensinos fundamental e médio para que a discussão considere o ambiente escolar de forma realista e valorizadora. Métodos Considerando isso houve uma parceria de compreensão e de valorização de uma unidade escolar, situada em um bairro operário, envolvendo a Unicamp, através do GGBS, a PUC-Campinas, área de Comunicação Social e a EE Prof. Adalberto Prado e Silva, localizada entre as duas instituições acadêmicas , promovendo pesquisa dos resultados da escola. O uso da tecnologia em sala de aula foi analisado como ferramenta de melhoria dos resultados de aprendizagem Resultados Houve resgate de vários resultados positivos evidenciados pela imprensa e relacionados com a unidade escolar e parcerias institucionais. Na contramão da prevalência dos aspectos negativos, normalmente colocados em evidência. Promoveu-se assim o reconhecimento a um trabalho por vezes invisível no cotidiano da escola, alcançando os professores, em reconhecimento ao trabalho da equipe. A equipe de professores foi fortalecida exatamente naquilo que já produzia, em sentido de valorização do professor, uso das tecnologias de comunicação e relação com a sociedade, através de órgãos de imprensa, inclusive analisando aspectos de manipulação. Alcançou-se também os alunos que foram motivados a desenvolver, e realizaram de forma impactante , trabalho temático, tema Racismo. Um vídeo , produzido pelos alunos, com orientação do projeto de extensão foi selecionado como um indicador de boas práticas educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edison Cardoso Lins, Universidade Estadual de Campinas

Mestrado em Educação peloo Centro Universitário Unisal de São Paulo. Professor titular II da SEE/SP. Assessoria técnica na Universidade Estadual de Campinas.

José Rodrigues Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

Colaborador do Grupo Gestor de Beneficios Sociais da Universidade Estadual de Campinas.

Duílio Fabbri Júnior, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos. Professor-convidado na Escola de Extensão (Extecamp) da Universidade Estadual de Campinas.

Lucas Jerônimo, Universidade Estadual de Campinas

Estagiário da Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

LINS, E. C.; OLIVEIRA, J. R.; FABBRI JÚNIOR, D.; JERÔNIMO, L. A academia na escola pública: um efetivo caso de extensão. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 103–103, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8279. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8279. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>