Banner Portal
Alguns parâmetros para se pensar a psicanálise no contexto da educação infantil
PDF

Palavras-chave

Educação Infantil. Psicanálise. Winnicott.

Como Citar

FRANZONI, T. Alguns parâmetros para se pensar a psicanálise no contexto da educação infantil. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 128–128, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8278. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8278. Acesso em: 31 mar. 2023.

Resumo

Este relato de experiência busca trazer algumas reflexões que foram elaboradas a partir de algumas intervenções realizadas junto à família e professoras na Creche da Área da Saúde (CAS). O objetivo é ampliar a compreensão do universo emocional da criança, traduzindo aquilo que parece indecifrável pra nós adultos em algo próximo de nossa compreensão, dando um lugar para a criança como sujeito da própria emoção. O referencial teórico que sustenta este relato é a psicanálise, fundamentalmente de três autores que tiveram uma clínica e atenção voltada para a criança, Winnicott, Dolto e Sanches. O método usado foi a descrição de situações vivenciadas na creche seguindo a idéia das vinhetas clínicas utilizadas em relatos da clínica psicanalítica. O que se pretendeu propor que a intervenção do psicólogo na escola deve estar mais voltada para as questões do entorno/ambiente que envolve a criança, compreendendo e dando voz e os aspectos emocionais que afetam o comportamento da criança.
https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8278
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Tania Franzoni

Downloads

Não há dados estatísticos.