Banner Portal
História oral e a arte de (re)memorar
PDF

Como Citar

SOUZA, Carlos Roberto Pereira. História oral e a arte de (re)memorar: experiencia junto aos alunos da universidade terceira idade da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 101–101, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8273. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Trata-se a experiencia conjunta com alunos da UniversIdade (Universidade da Terceira Idade) da UNICAMP, que ocorreu no segundo semestre de 2016. A Oficina proporcionou aos estudantes “uma verdadeira viagem à memória”, pois contamos com as técnicas da Metodologia da História Oral , abordagem qualitativa, por sua vez, trata-se de uma poderosa ferramenta na reconstrução da memória e do passado presente. A História Oral tem um papel principal no processo de reconstrução das memórias subterrâneas ou subjulgadas, ou seja, daquelas ações não registradas por outro tipo de documentação, o que torna esse registro oral um suporte complementar na compreensão do presente. Delgado (2006, p. 16) afirma que: A memória, principal fonte de depoimentos orais, é um cabedal infinito, onde múltiplas variáveis – temporais, topográficas, individuais, coletivas – dialogam entre si, muitas vezes revelando lembranças, algumas vezes, de forma explícita, outras vezes de forma velada, chegando em alguns casos a ocultá-las pela camada protetora que o próprio ser humano cria ao supor, inconsciente, que assim está se protegendo das dores, dos traumas e das emoções que marcam sua vida. Outro ponto positivo, que vale ressaltar, que ao final do curso, os aluno (a)s estavam motivados e capacitados a reconstruírem suas estórias de vidas ; suas memórias familiares, dos seus bairros; das comunidades onde frequentam ou estão inseridos.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Carlos Roberto Pereira Souza

Downloads

Não há dados estatísticos.