Adaptação de manta térmica corporal, utilizada para monitorar aquecimento em pequenos animais submetidos à anestesia geral

Autores

  • Marcos Zanfolin Universidade Estadual de Campinas
  • R. R. Faro Universidade Estadual de Campinas
  • Delma Pegolo Alves Universidade Estadual de Campinas
  • Antonio Ferreira Filho Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8272

Palavras-chave:

Manta térmica para aquecimento. Ratos. Anestesia geral.

Resumo

O uso de animais de laboratório é de suma importância para o avanço da ciência e pesquisa. A promoção do bemestar destes animais deve ser uma preocupação constante. O profissional desta área deve ser treinado para o manuseio apropriado, evitando ao máximo desconforto e sofrimentos desnecessários em todos os estágios da pesquisa em que os animais sejam utilizados. Prevenir a dor e o estresse gera resultados experimentais mais confiáveis. Em muitas pesquisas são necessárias cirurgias em ratos e camundongos. Para o procedimento cirúrgico é necessário após a aplicação do pré-anestésico, o uso de anestésico. Terminado o procedimento cirúrgico, o animal deve ser mantido na posição lado, com a cabeça estendida, em uma gaiola limpa, seca e aquecida, de preferência em ambiente tranqüilo, sem luz intensa, em um local onde a recuperação pós-cirúrgica possa ser monitorada constantemente. Um dos principais cuidados durante e após o procedimento cirúrgico é evitar que o animal desenvolva hipotermia, principalmente se a cirurgia foi realizada em uma mesa cirúrgica de aço inox e/ou em ambiente com baixa temperatura. A utilização de uma manta térmica corporal provou ser capaz de manter a temperatura corporal do animal próxima aos valores fisiológicos, aproximadamente 37,5 graus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Zanfolin, Universidade Estadual de Campinas

CEMIB/UNICAMP

R. R. Faro, Universidade Estadual de Campinas

CEMIB/UNICAMP

Delma Pegolo Alves, Universidade Estadual de Campinas

CEMIB/UNICAMP

Antonio Ferreira Filho, Universidade Estadual de Campinas

CEMIB/UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

ZANFOLIN, M.; FARO, R. R.; ALVES, D. P.; FERREIRA FILHO, A. Adaptação de manta térmica corporal, utilizada para monitorar aquecimento em pequenos animais submetidos à anestesia geral. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 126–126, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8272. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8272. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>