Banner Portal
Dificuldades para o cuidado e complicações após alta hospitalar do estomizado intestinal
PDF

Como Citar

KIYOHARA, Su Yan Ling; PIOVESANA, Paula de Moura; VOLPI, Maura Antonio Dias Corrêa; PIVETTI, Eloysa Marques Fernandes; SILVEIRA, Néria Invernizzi. Dificuldades para o cuidado e complicações após alta hospitalar do estomizado intestinal. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 100–100, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8271. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Estomizado, provendo suporte inicial com o fornecimento de conhecimento ao indivíduo e cuidador, visando à capacidade para o autocuidado. Construir um instrumento de avaliação do estomizado intestinal para avaliar os cuidados implementados na manutenção e troca de equipamento. O instrumento foi construído por meio de revisão bibliográfica e validação de conteúdo por juízes, após foi realizada aplicação com levantamento de dados para verificar sua viabilidade. Foram entrevistados 11 sujeitos, com idade média de 60,8 anos. A duração da internação foi de 7,8 dias. O primeiro retorno ambulatorial foi em 5,3 dias. Antes da cirurgia, os sujeitos receberam orientação sobre o que era um estoma. Na internação, todos receberam orientações de como cuidar da pele periestoma, do estoma e sobre a limpeza e troca de bolsa. Após alta hospitalar, em relação aos cuidados, 81,8% realizaram troca do equipamento com grande dependência do cuidador, apenas 36,4% realizavam sozinhos os cuidados. As complicações no estoma e pele periestoma foram identificadas. O instrumento segundo os juízes foi constituído por itens claros, pertinentes e abrangentes, devendo ser submetido à validação de construto. Foram realizadas poucas modificações no instrumento após a coleta de dados, sendo factível a divisão do instrumento, por ser longo. Apesar do número reduzido de sujeitos, o instrumento permitiu a coleta de informações podendo subsidiar um plano de assistência precoce com o foco no processo ensino ao estomizado e cuidador, visando à independência progressiva.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Su Yan Ling Kiyohara, Paula de Moura Piovesana, Maura Antonio Dias Corrêa Volpi, Eloysa Marques Fernandes Pivetti, Néria Invernizzi Silveira

Downloads

Não há dados estatísticos.