Banner Portal
A série boletim das classes dirigentes do fundo documental ibope como fonte de pesquisa para os estudos fundamentados nas pesquisas de opinião pública sobre mercado de consumo, hábitos e comportamento social
PDF

Palavras-chave

Arquivo Edgard Leuenroth. IBOPE. Boletim das classes dirigentes.

Como Citar

MARTINI, Silvia Rosana Modena. A série boletim das classes dirigentes do fundo documental ibope como fonte de pesquisa para os estudos fundamentados nas pesquisas de opinião pública sobre mercado de consumo, hábitos e comportamento social. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 124–124, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8266. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

A série documental Boletim das Classes Dirigentes faz parte do fundo documental do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), doado ao Arquivo Edgard Leuenroth – Centro de Pesquisa de Documentação Social (AEL) pelo próprio Instituto. Publicação semanal, editada entre os anos de 1950 e 1957, destinava-se a fundamentar empresários, governantes e políticos na tomada de decisões. As pesquisas regulares ou ad hoc (pesquisas específicas encomendadas por clientes) cobrem a cidade do Rio de Janeiro e esporadicamente, a partir de 1952, a cidade de São Paulo. Versam sobre os mais diferentes temas, a saber: consumo, estudo de mercado, viabilidade de investimento empresarial, costumes, comportamento, intenção de voto, mídia, análise de governo, entre outros. O objetivo deste trabalho é a partir desta série documental levantar subsídios para compreender a sociedade de consumo que se desenhava a partir dos anos 1950 e buscar, por meio dos hábitos, preferências, comportamentos e valores dos brasileiros moradores dos grandes centros urbanos, elementos que prescrevam uma prática social que possa elucidar traços marcantes da sociedade moderna e industrial que estava despontando à época. Esse tipo de fonte documental permite estudar a organização social, pois da análise do cotidiano podemos levantar especificidades que contribuam para explicar o processo social global em curso à época.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Silvia Rosana Modena Martini

Downloads

Não há dados estatísticos.