Reconstrução da memória do projeto educativo de integração social – PEIS: 13 anos de desafios

Autores

  • Carlos Roberto Pereira de Souza Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8265

Palavras-chave:

Educação de adultos. Cidadania. História oral.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo a reconstrução da memória do Projeto Educativo de Integração Social - PEIS, que trabalha com a Educação de Adultos. Para a realização da pesquisa qualitativa utilizou-se a metodologia de História Oral ou Método Biográfico. Por isso este estudo será fundamentado nos testemunhos ou depoimentos orais dos indivíduos que passaram pelo Projeto, (ex-alunos, ex-professores e atuais alunos e professores). A pesquisa baseiase no referencial teórico-metodológico da Educação de Jovens e Adultos. O estudo concentra-se em dois eixos de reflexão: o primeiro, objetiva a possibilidade de compressão do passado recente e a manutenção da longevidade do referido Projeto; o segundo eixo refere-se à pesquisa, possibilitando que indivíduos pertencentes a categorias sociais geralmente excluídas da história oficial possam ser ouvidos, deixando registradas para análise futuras, suas próprias visões de mundo assim como aquela do grupo social ao qual pertencem. (Pesquisa de dissertação de mestrado sob orientação da Profa.Dra. Sonia Giubilei - FE/UNICAMP).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Pereira de Souza, Universidade Estadual de Campinas

CMU/UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

SOUZA, C. R. P. de. Reconstrução da memória do projeto educativo de integração social – PEIS: 13 anos de desafios. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 124–124, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8265. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8265. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão