A interdisciplinaridade entre o serviço social e a orientaçâo educacional do serviço de apoio ao estudante e o desenvolvimento sócio acadêmico do universitário

Autores

  • Cibele Papa Palmeira Universidade Estadual de Campinas
  • Lourdes Maria Moraes de Toledo Universidade Estadual de Campinas
  • Marcia Anis Rahmé Universidade Estadual de Campinas
  • Patricia Cilene Gilberti Zanette Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8264

Palavras-chave:

Estudante. Serviço Social. Orientação Educacional.

Resumo

O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) é o principal órgão de apoio ao estudante na Unicamp. Neste âmbito inserimos o programa de intervenção interdisciplinar junto aos estudantes desta Universidade, como mais uma estratégia para melhorar a qualidade dos futuros profissionais que estarão atuando na nossa sociedade. O objetivo é proporcionar ao aluno que solicita Bolsa Trabalho e que está com o Coeficiente de Rendimento abaixo do exigido pela Deliberação CEPE A-16 14/09/2004, uma proposta de intervenção do Serviço Social e Orientação Educacional do SAE, a qual vise auxiliá-los a organizar sua vida acadêmica, para que concretizem sua graduação dentro do prazo estipulado. O projeto visa romper o ciclo da diferença de escolaridade que existe entre os alunos, principalmente aqueles que por diversas questões têm dificuldades no exercício das disciplinas a serem aprendidas. A metodologia utilizada pelo Serviço Social é a triagem, o acolhimento, a entrevista social e o encaminhamento à Orientação Educacional, que fará o diagnostico pedagógico nos aspectos de orientação de estudo e escolha de curso e carreira, e o acompanhamento constante será realizado por ambas as áreas. Este trabalho é pioneiro, foi iniciado em 2008 e está em desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cibele Papa Palmeira, Universidade Estadual de Campinas

SAE/ UNICAMP

Lourdes Maria Moraes de Toledo, Universidade Estadual de Campinas

SAE/ UNICAMP

Marcia Anis Rahmé, Universidade Estadual de Campinas

SAE/ UNICAMP

Patricia Cilene Gilberti Zanette, Universidade Estadual de Campinas

SAE/ UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

PALMEIRA, C. P.; TOLEDO, L. M. M. de; RAHMÉ, M. A.; ZANETTE, P. C. G. A interdisciplinaridade entre o serviço social e a orientaçâo educacional do serviço de apoio ao estudante e o desenvolvimento sócio acadêmico do universitário. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 123–123, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8264. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8264. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)