A expulsão do circo

Sant’anna Gomes, músico e vereador na campinas do século XIX

Autores

  • Alexandre José Abreu Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8262

Resumo

José Pedro de Sant’Anna Gomes (1834-1908) foi importante músico em atividade na cidade de Campinas durante a segunda metade do século XIX. Irmão de Antônio Carlos Gomes, acumulou funções variadas, tais como: violinista, maestro, compositor, copista e proprietário de loja de instrumentos musicais. Para além de sua atuação como músico, Sant’Anna Gomes foi destacada figura pública na cidade de Campinas durante o período, ocupando o cargo de vereador durante o ano de 1872. A cidade de Campinas passava por um extenso replanejamento de seu espaço urbano que visava atender as mudanças culturais que se instalavam, implementando na cidade um consumo cultural comparado ao que se verificava na metrópole . A inauguração dos primeiros colégios , de clubes e sociedades artísticas, a reforma e construção de novos espaços sociais de lazer e cultura vinham a se somar com a organização de uma orquestra sinfônica, com concertos regulares, dezenas de bandas e a visita constante de companhias líricas estrangeiras. Toda esta atividade implicava, para a cidade, a rápida adequação de seu espaço às novas práticas e costumes, uma súbita imersão na belle époque vigente, muito embora, resguardando as contradições do regime escravista e rural. Neste sentido, a atuação de Sant’Anna Gomes como vereador ajuda a compreender os desdobramentos implicados em sua atuação como músico e agente cultural. Sant’Anna Gomes participa ativamente de sessões na câmara da cidade onde são apresentados projetos para reurbanização da mesma, demonstrando cruzamentos importantes para a análise de sua atuação em um plano social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre José Abreu, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Bacharelado em Música: Fagote pela Universidade de São Paulo (2007) sob a orientação do professor Fábio Cury. 

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

ABREU, A. J. A expulsão do circo: Sant’anna Gomes, músico e vereador na campinas do século XIX. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 98–98, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8262. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8262. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão