Resumo
Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA´s) estão sendo cada vez mais utilizados nas modalidades de ensino presencial com apoio das tecnologias, semi-presencial e a distância. Na Unicamp temos iniciativas de uso dos AVA´s, em especial do ambiente TelEduc (Ambiente TelEduc: http://www.teleduc.org.br/), nos cursos de graduação, pós-graduação, especialização, grupos de pesquisa, grupos de trabalho, formação continuada, entre outros. A princípio os AVA´s são fáceis de usar e intuitivos. Embora essas premissas sejam consideradas por quem desenvolveu a tecnologia, o desafio é usar o potencial pedagógico das tecnologias em função dos projetos educacionais. Para atender a essa necessidade, ROPOLI (2004) cita iniciativas da equipe de educação à distância do Centro de Computação da Unicamp que têm por objetivo divulgar o uso das tecnologias no contexto educacional: criação de comunidades de aprendizagem, disponibilização de mini-cursos auto-instrucionais, realização de tutoriais e cursos sobre educação à distância, encontro de usuários, entre outros. Esse artigo aprofundará em uma dessas iniciativas, que é o curso de “Planejamento e Implantação de Projetos utilizando AVA´s”, no caso, o ambiente TelEduc, disponível para toda a comunidade da Universidade.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 Edilene Aparecida Ropoli, R. P. Silva
Downloads
Não há dados estatísticos.