Banner Portal
A importância do processo de formação para uso de ambientes virtuais de aprendizagem na educação
PDF

Palavras-chave

Formação continuada. Educação a distância. Ambientes virtuais de aprendizagem.

Como Citar

ROPOLI, Edilene Aparecida; SILVA, R. P. A importância do processo de formação para uso de ambientes virtuais de aprendizagem na educação. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 122–122, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8259. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA´s) estão sendo cada vez mais utilizados nas modalidades de ensino presencial com apoio das tecnologias, semi-presencial e a distância. Na Unicamp temos iniciativas de uso dos AVA´s, em especial do ambiente TelEduc (Ambiente TelEduc: http://www.teleduc.org.br/), nos cursos de graduação, pós-graduação, especialização, grupos de pesquisa, grupos de trabalho, formação continuada, entre outros. A princípio os AVA´s são fáceis de usar e intuitivos. Embora essas premissas sejam consideradas por quem desenvolveu a tecnologia, o desafio é usar o potencial pedagógico das tecnologias em função dos projetos educacionais. Para atender a essa necessidade, ROPOLI (2004) cita iniciativas da equipe de educação à distância do Centro de Computação da Unicamp que têm por objetivo divulgar o uso das tecnologias no contexto educacional: criação de comunidades de aprendizagem, disponibilização de mini-cursos auto-instrucionais, realização de tutoriais e cursos sobre educação à distância, encontro de usuários, entre outros. Esse artigo aprofundará em uma dessas iniciativas, que é o curso de “Planejamento e Implantação de Projetos utilizando AVA´s”, no caso, o ambiente TelEduc, disponível para toda a comunidade da Universidade.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Edilene Aparecida Ropoli, R. P. Silva

Downloads

Não há dados estatísticos.