Plantão social

espaço privilegiado de ensino e aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8257

Resumo

O Plantão Social se configura enquanto espaço de ensino, a construção de conhecimentos e competências a partir da inserção do aluno no espaço sócio institucional onde os supervisores de campo de estágio e da faculdade promovem a capacitação a fim de prepará-lo para o exercício do trabalho profissional (ABEPSS, 2012). Objetivo: Descrever as observações do campo de estágio. Método e Resultado: O Projeto de Estágio nas Enfermarias do HC-Unicamp se inicia pelo levantamento do Censo de pacientes internados pela urgência e na assistência prestada aos pacientes – familiares onde à percepção do discente será nos contextos da internação: agravo a saúde, relações sociais e trabalho. Durante os atendimentos se observou as aflições dos pacientes devido: à fragilidade da saúde, a incerteza da continuidade da vida, as adversidades, imposições socioeconômicas que o envolvem, a necessidade do vínculo com o profissional do Serviço Social que chamamos de “Escuta e Conversa" acolhedora, onde se conhece e respeita o contexto sócio histórico e cultural de cada um. A partir destas realidades o supervisor sugere o diálogo entre as políticas públicas, com vistas à promoção do amparo e ou garantia dos direitos sociais. Conclusão: as atividades de estágio desenvolvidas no plantão proporcionaram ao acadêmico a construção do perfil profissional que se pretendia formar, de maneira que se torne crítico, criativo e propositivo, desenvolvendo a sensibilidade para a escuta qualificada das demandas sociais com as quais irá intervir, aliando a teoria e prática nos valores e princípios que norteiam o projeto ético‐político.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marli Elisa Nascimento Fernandes, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Ciências da Saúde (2015). 

Maritsa Andreza Schali Bonini, Universidade Estadual de Campinas

Universidade Anhanguera Uniderp.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

FERNANDES, M. E. N.; BONINI, M. A. S. Plantão social: espaço privilegiado de ensino e aprendizagem. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 95–95, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8257. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8257. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)