Resumo
Em certas áreas, como a química, a prática de ensino pode ser favorecida pela experimentação como ferramenta instrucional. A aprendizagem de muitos conceitos químicos é favorecida quando ocorre a abordagem experimental. Infelizmente, ministrar aulas de química nas escolas públicas é um grande desafio de ordem material e de infraestrutura, que tornam a experimentação praticamente impossível. Uma das alternativas para esse impasse é a busca de parcerias. Diante do exposto, pretende-se relatar neste trabalho a importância e alguns resultados da parceria Universidade e Escola pública. Em 1996, a E.E.Norberto de Souza Pinto, localizada em um bairro periférico de Campinas, foi contemplada com um projeto FAPESP--” Ensino Público” - IQ para construção de um laboratório de química. Esse projeto foi submetido pela Profa. Dra. Maria Izabel Bueno, docente do IQ juntamente com a funcionária Cláudia Martelli, química do IQ, e Profa. de química no período noturno dessa escola. Os resultados obtidos com a parceria e com a construção do laboratório foram: melhoria na qualidade das aulas, aumento na motivação/interesse dos alunos, diminuição da evasão escolar, aumento da assiduidade, ingressos de alunos nos cursos técnicos e superiores de química e realizações de experimentos atuais e relevantes que interagem com a comunidade. Podese concluir que, além da contribuição, exposta neste trabalho, da melhoria da qualidade na escola pública, essa parceria pode ainda promover a construção dos espaços de democratização do conhecimento que vão ao encontro das necessidades de ambas instituições.

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Copyright (c) 2016 Claudia Martelli, Maria Izabel Maretti Silveira Bueno