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A experiência do labpetro na prestação de serviços e formação de recursos humanos para a indústria do petróleo
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Palavras-chave

Apoio ao ensino. Testes de laboratório. Indústria de petróleo.

Como Citar

SASSIM, N. do S. A.; FRANÇA, F. A.; BANNWART, A. C. A experiência do labpetro na prestação de serviços e formação de recursos humanos para a indústria do petróleo. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 119–119, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8249. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8249. Acesso em: 25 mar. 2023.

Resumo

A indústria de petróleo tem como característica inerente a multidisciplinaridade, o que exige do profissional dessa área uma formação ampla, principalmente, em atividades de engenharia e desenvolvimento científico e tecnológico. Resulta que os procedimentos realizados em laboratório são muito valorizados, pois através deles os alunos e os profissionais têm contato com as diversas fases do desenvolvimento de um projeto, da concepção, passando por todas as dificuldades de realização, as inevitáveis “mudanças de rumo”, até o relatório de conclusão. Uma atuação assim abrangente qualifica e aprimora o perfil técnico do profissional. A evolução tecnológica tem um destaque importante neste segmento, disponibilizando uma variedade de instrumentos de medição que são utilizados para avaliar o comportamento físico de processos e, com isso, mensurar, com boa precisão, a quantidade/qualidade/ propriedades do produto que está sendo produzido. Essas características são muito importantes no caso de produtos de alto valor intrínseco, como o petróleo. Seguindo essas perspectivas, o presente trabalho apresenta um panorama das atividades de apoio ao ensino, pesquisa e extensão que vêm sendo desenvolvidas no Laboratório Experimental de Petróleo – LABPETRO da UNICAMP, envolvendo o suporte à realização de testes de laboratório requeridos pelas empresas do setor, em especial pela Petrobras (co-financiadora do laboratório), ao mesmo tempo em que contribui para a formação dos alunos de graduação e pós-graduação envolvidos na realização desses testes.
https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8249
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Copyright (c) 2016 Natache do Socorro Arrifano Sassim, F. A. França, Antonio Carlos Bannwart

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