A experiência da integração ensino-serviço entre a residência em medicina de família e comunidade da FCM/UNICAMP e a secretaria de saúde de Amparo – sp

Autores

  • Ana Maria Franklin de Oliveira Universidade Estadual de Campinas
  • A. L. Pimenta Universidade Estadual de Campinas
  • Nair Lume Yoshino Universidade Estadual de Campinas
  • A. Z. Triana Universidade Estadual de Campinas
  • Maria de Lourdes Zanolli Universidade Estadual de Campinas
  • Olga Maria de Fernandes Carvalho Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8247

Palavras-chave:

Integração ensino-serviço. Residência médica. Médico de família.

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar a experiência da integração ensino-serviço entre a Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e a Secretaria de Saúde de Amparo, através da Residência em Medicina de Família e Comunidade. Os alunos desenvolvem suas atividades em unidades de saúde da família do município de Amparo-SP. Os residentes estão inseridos em equipes de Saúde da Família, sendo que a supervisão é realizada por docentes da universidade e por tutoria local. Suas atividades são pertinentes ao médico de família, no atendimento individual, na visita domiciliar, nos trabalhos em grupo e na atuação comunitária. Participam das reuniões de equipe, de coordenadores, do Programa de Educação Permanente e dos Conselhos Locais de Saúde. Os residentes aprendem a trabalhar em equipe, a conviver com outras profissões e a estabelecer vínculos com usuários, famílias e comunidades. Ampliam sua prática clínica com a construção de projetos terapêuticos e discussões interdisciplinares. Adquirem a compreensão real do trabalho no serviço público e da importância do trabalho na atenção básica de boa qualidade. Os docentes colaboram com a educação permanente, planejamento de ações e eventos promovidos pelo município. Esta parceria tem se mostrado enriquecedora tanto para os residentes quanto para os profissionais da rede básica do município e da universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Franklin de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

FCM/UNICAMP

A. L. Pimenta, Universidade Estadual de Campinas

FCM/UNICAMP

Nair Lume Yoshino, Universidade Estadual de Campinas

FCM/UNICAMP

A. Z. Triana, Universidade Estadual de Campinas

FCM/UNICAMP

Maria de Lourdes Zanolli, Universidade Estadual de Campinas

FCM/UNICAMP

Olga Maria de Fernandes Carvalho, Universidade Estadual de Campinas

FCM/UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

OLIVEIRA, A. M. F. de; PIMENTA, A. L.; YOSHINO, N. L.; TRIANA, A. Z.; ZANOLLI, M. de L.; CARVALHO, O. M. de F. A experiência da integração ensino-serviço entre a residência em medicina de família e comunidade da FCM/UNICAMP e a secretaria de saúde de Amparo – sp. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 119–119, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8247. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8247. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão