Resumo
O objetivo deste trabalho é relatar a experiência da integração ensino-serviço entre a Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e a Secretaria de Saúde de Amparo, através da Residência em Medicina de Família e Comunidade. Os alunos desenvolvem suas atividades em unidades de saúde da família do município de Amparo-SP. Os residentes estão inseridos em equipes de Saúde da Família, sendo que a supervisão é realizada por docentes da universidade e por tutoria local. Suas atividades são pertinentes ao médico de família, no atendimento individual, na visita domiciliar, nos trabalhos em grupo e na atuação comunitária. Participam das reuniões de equipe, de coordenadores, do Programa de Educação Permanente e dos Conselhos Locais de Saúde. Os residentes aprendem a trabalhar em equipe, a conviver com outras profissões e a estabelecer vínculos com usuários, famílias e comunidades. Ampliam sua prática clínica com a construção de projetos terapêuticos e discussões interdisciplinares. Adquirem a compreensão real do trabalho no serviço público e da importância do trabalho na atenção básica de boa qualidade. Os docentes colaboram com a educação permanente, planejamento de ações e eventos promovidos pelo município. Esta parceria tem se mostrado enriquecedora tanto para os residentes quanto para os profissionais da rede básica do município e da universidade.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 Ana Maria Franklin de Oliveira, A. L. Pimenta, Nair Lume Yoshino, A. Z. Triana, Maria de Lourdes Zanolli, Olga Maria de Fernandes Carvalho
Downloads
Não há dados estatísticos.