Estudo do processo de furação de aço SAE 4340 com uso de pastilhas intercambiáveis de metal duro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8244

Resumo

O processo de furação é um dos processos mais comumente encontrados na indústria. Juntamente com o torneamento, é uma das operações mais importantes, envolvendo aproximadamente 33% de todas as operações de usinagem de metal. É realizada normalmente nos últimos estágios de fabricação de uma peça, quando uma grande quantidade de tempo e dinheiro já foi gasta, devendo assim apresentar muita confiabilidade O domínio do processo de furação é, portanto, de uma importância, visto representar papel importante na qualidade e nos custos dos produtos, principalmente para grandes lotes de peças usinadas. Estima-se que 60% de todas as aplicações de furação nas indústrias metal-mecânica referem-se a furos curtos, com uma profundidade de até 2,5 vezes o diâmetro da ferramenta.O trabalho apresenta um estudo do processo de furação do aço SAE 4340 usando broca de pastilhas intercambiáveis de metal duro. Os ensaios foram realizados em amostras com uso de pré-furo e amostras com núcleo maciço com uso de fluido de corte. Nos ensaios foi alterada a velocidade de corte e o avanço de corte. Foram observados os valores de desgaste, potência de corte e rugosidade superficial na usinabilidade. Como resultado foi observado com melhores condições de usinagem as amostras com o núcleo maciço em todas as condições testadas. A vida mais curta da ferramenta nesta condição é possivelmente causada pela excessiva vibração da ferramenta. Devido ao posicionamento assimétrico dos insertos centrais e periféricos, o pré-furo causa um desequilíbrio de carregamento nestes insertos ocasionando elevadas vibrações e redução drástica na vida da ferramenta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aristides Magri, Universidade Estadual de Campinas

Atualmente é professor da Faculdade de Jaguariúna (FAJ) , Professor da Universidade São Francisco e técnico especializado da Universidade Estadual de Campinas.

Fábio Gatamorta, Universidade Estadual de Campinas

Atualmente é Doutorando em Engenharia Mecânica na Universidade Estadual de Campinas.

Anselmo Eduardo Diniz, Universidade Estadual de Campinas

 Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e pós-doutorado pela "University of California" (1990-1991) .

Daniel Iwao Suyama, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP (com bolsa de doutorado pela FAPESP). 

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

MAGRI, A.; GATAMORTA, F.; DINIZ, A. E.; SUYAMA, D. I. Estudo do processo de furação de aço SAE 4340 com uso de pastilhas intercambiáveis de metal duro. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 91–91, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8244. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8244. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)