Banner Portal
A construção de metodologia pedagógica no trabalho com alunos adolescentes no colégio técnico de limeira (COTIL)
PDF

Palavras-chave

Alunos Adolescentes. Método Pedagógico. COTIL.

Como Citar

PEREIRA, V. L. F. da S. A construção de metodologia pedagógica no trabalho com alunos adolescentes no colégio técnico de limeira (COTIL). Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 117–117, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8242. Acesso em: 2 mar. 2024.

Resumo

Trabalhar com alunos adolescentes, caso da clientela do COTIL, requer estratégias diferenciadas e sempre revisadas. Um elemento inicial relevante é a constituição de uma afetividade que resulte em amizade, confiança, respeito e atenção para com os alunos. Nessa idade da adolescência eles querem e necessitam de atenção. Frequentemente buscam ser ouvidos e isso se acentua diante da distância dos pais, considerando-se que inclusive esta é para a maioria a primeira experiência mais consistente deste distanciamento do ambiente acolhedor da família. Alguns iniciam a experiência de morarem em república e isso traz novos desafios e ajustes. Assim o suporte acadêmico do setor de alunos precisa reconhecer esse momento que, se não bem equacionado, pode trazer dificuldades no ambiente escolar e nos resultados da aprendizagem. Há também necessidade de aconselhamento, por vezes encaminhando-se para contato com a família. Há ainda o enfrentamento de problemas circunstanciais de saúde ou outras questões mais específicas. Neste momento direcionam a procura para o auxiliar acadêmico, função que exerço há anos junto à área de suporte acadêmico do colégio, ou a conhecida “secretaria”. Surgem até eventuais necessidades de acompanhamento aos hospitais. Assim forma-se um método pedagógico complementar necessário para um atendimento eficaz. Nesse método pedagógico contribuiu muito para um relacionamento respeitoso o ir além do ser inspetora. Creio que isso ocorre em outras unidades., mas de amiga, conselheira e até o papel de mãe, dandolhes carinho e atenção. Contribui para a experiência do alunado do COTIL diante de tanta expectativa quando chegam a um ambiente educacional diferenciado. A escola não tem cadeados nos portões, diferente do que ocorre em suas experiências escolares anteriores. E, caso do COTIL, por ser junto com o curso superior, o que permite uma experiência complexa e rica. A qual requer dos inspetores um atento olhar pedagógico.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Vera Lucia Ferreira da Silva Pereira

Downloads

Não há dados estatísticos.