Resumo
Trabalhar com alunos adolescentes, caso da clientela do COTIL, requer estratégias diferenciadas e sempre revisadas. Um elemento inicial relevante é a constituição de uma afetividade que resulte em amizade, confiança, respeito e atenção para com os alunos. Nessa idade da adolescência eles querem e necessitam de atenção. Frequentemente buscam ser ouvidos e isso se acentua diante da distância dos pais, considerando-se que inclusive esta é para a maioria a primeira experiência mais consistente deste distanciamento do ambiente acolhedor da família. Alguns iniciam a experiência de morarem em república e isso traz novos desafios e ajustes. Assim o suporte acadêmico do setor de alunos precisa reconhecer esse momento que, se não bem equacionado, pode trazer dificuldades no ambiente escolar e nos resultados da aprendizagem. Há também necessidade de aconselhamento, por vezes encaminhando-se para contato com a família. Há ainda o enfrentamento de problemas circunstanciais de saúde ou outras questões mais específicas. Neste momento direcionam a procura para o auxiliar acadêmico, função que exerço há anos junto à área de suporte acadêmico do colégio, ou a conhecida “secretaria”. Surgem até eventuais necessidades de acompanhamento aos hospitais. Assim forma-se um método pedagógico complementar necessário para um atendimento eficaz. Nesse método pedagógico contribuiu muito para um relacionamento respeitoso o ir além do ser inspetora. Creio que isso ocorre em outras unidades., mas de amiga, conselheira e até o papel de mãe, dandolhes carinho e atenção. Contribui para a experiência do alunado do COTIL diante de tanta expectativa quando chegam a um ambiente educacional diferenciado. A escola não tem cadeados nos portões, diferente do que ocorre em suas experiências escolares anteriores. E, caso do COTIL, por ser junto com o curso superior, o que permite uma experiência complexa e rica. A qual requer dos inspetores um atento olhar pedagógico.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 Vera Lucia Ferreira da Silva Pereira