A coleção de obras raras da Biblioteca Central César Lattes: fonte de pesquisa para o desenvolvimento da história, cultura e arte

Autores

  • Fernando Bittencourt de Santos Universidade Estadual de Campinas
  • M. R. R Val Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8241

Palavras-chave:

Obras raras. Critérios de raridade. Disseminação do conhecimento.

Resumo

A Coleção de Obras Raras da Biblioteca Central César Lattes apresenta como objetivo principal a disseminação do conhecimento e assume um importante papel na preservação de seus acervos históricos, visto que acaba trazendo benefícios no resgate de elementos da história cultural e artística de um povo. Abriga obras dos séculos XV ao XX, que dificilmente são encontradas em outras bibliotecas ou arquivos, oferecendo subsídios para pesquisas de interesse da Universidade, resultando em teses, artigos, publicação de livros, etc. Ao contrário do que muitas vezes é pensado, uma obra considerada rara não é valiosa e rara somente por ser antiga. Em termos bibliográficos podem ser considerados valiosos os aspectos ligados ao livro/obra como objeto físico e sua representação factual da história do conhecimento. São utilizados critérios de raridade tais como: o limite histórico, aspectos bibliográficos da obra, valor cultural, pesquisa bibliográfica em fontes impressas e eletrônicas e aspectos físicos inerente a obra. O rico material pertencente à coleção constitui uma importante ferramenta para o desenvolvimento da pesquisa, da cultura e da arte, partindo-se da premissa que informações de grande valor histórico, artístico e cultural, inseridas no cotidiano, servem de base para criação de informações futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Bittencourt de Santos, Universidade Estadual de Campinas

BCCL/UNICAMP

M. R. R Val, Universidade Estadual de Campinas

BCCL/UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

SANTOS, F. B. de; VAL, M. R. R. A coleção de obras raras da Biblioteca Central César Lattes: fonte de pesquisa para o desenvolvimento da história, cultura e arte. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 116–116, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8241. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8241. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão