A catalogação de materais bibliográficas em braile
DOI:
https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8239Palavras-chave:
Cegos. Sistemas de impressões e escrita. Livros para cegos.Resumo
Este tem por objetivo estabelecer os procedimentos para a catalogação e inserção na Base ACERVUS/Virtua de materiais em braile, envolvendo as áreas de Tratamento da Informação do SBU - Monografias e Materiais Especiais; Diretoria de Difusão da Informação/Laboratório de Acessibilidade e o Sistema de Bibliotecas da Unicamp. O braile é um material destinado aos deficientes visuais que usam caracteres gravados em relevo, formados por pontos salientes, em células de seis pontos. Esses seis pontos formam 63 combinações diferentes com as quais se representam as letras do alfabeto, os sinais de pontuação, os números, etc. As bibliotecas, de modo geral, têm um papel importante na disponibilização das obras em braile, a fim de contribuir para o processo educacional das pessoas portadoras de deficiência visual. Os procedimentos para a catalogação e inserção dos registros desses materiais na Base ACERVUS/Virtua consistem na padronização da entrada dos dados, e atendem aos padrões internacionais de descrição de materiais, conforme AACR2 (Código de Catalogação Anglo-Americano segunda edição – revisão de 2002) e Formato MARC 21. O tratamento e a disponibilização desses materiais será um grande ganho para as pessoas portadoras de necessidades especiais, pois terão acesso a essa informação, e estaremos contribuindo enquanto instituição, para um Programa de Inclusão Social.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-09-12
Como Citar
FILIPSEN, H. J.; CASTRO, M. L. N. D. de. A catalogação de materais bibliográficas em braile. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 116–116, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8239. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8239. Acesso em: 4 fev. 2023.
Edição
Seção
Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão
Licença
Copyright (c) 2016 H. J. Filipsen, Maria Lucia Nery Dutra de Castro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os trabalhos adotam a licença do Creative Commons.