A atenção humanizada ao parto numa maternidade universitária: experiência das mulheres

Autores

  • Fatima Filomena Mafra Christóforo Universidade Estadual de Campinas
  • E. Amaral Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8234

Palavras-chave:

Parto. Humanização. Qualidade da assistência.

Resumo

Objetivo: avaliou-se a opinião de mulheres sobre sua experiência no parto e utilização de práticas recomendadas pelo Ministério da Saúde numa maternidade universitária. Método: entre novembro/03 a fevereiro/04, foram entrevistadas 292 puérperas (até 72hs) admitidas em trabalho de parto espontâneo, excluindo-se as induções e cesáreas eletivas. A amostra foi calculada supondo-se 50% de clientes insatisfeitas com a atenção (á=0,05, ß=0,20). Resultados: as parturientes tinham 23,8 anos e 1,8 filhos em média, 40% fizeram acompanhamento pré-natal na instituição. Na admissão ao parto, a tricotomia completa foi realizada em 11,7% delas e apenas uma referiu lavagem intestinal. Metade teve acompanhante, uma boa experiência para quase todas. Dois terços daquelas sem acompanhante desejariam tê-lo. A dor no trabalho de parto foi amenizada com massagens e banhos em 36,6% e metade recebeu anestesia epidural. Quase 80% evoluíram para parto vaginal, com 49,7% de episiotomia. Quase todas referiram contato imediato com o bebê e 95,5% recomendariam a instituição. Conclusão: a atenção foi satisfatória na perspectiva das usuárias, com uma relevante incorporação das práticas voltadas a humanização do parto.

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Biografia do Autor

Fatima Filomena Mafra Christóforo, Universidade Estadual de Campinas

CAISM/UNICAMP

E. Amaral, Universidade Estadual de Campinas

FCM/UNICAMP

Publicado

2016-09-12

Como Citar

CHRISTÓFORO, F. F. M.; AMARAL, E. A atenção humanizada ao parto numa maternidade universitária: experiência das mulheres. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 114–114, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8234. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8234. Acesso em: 5 dez. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

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