Banner Portal
A arte de contar histórias e letramento literário: possíveis caminhos
PDF

Palavras-chave

Arte de contar histórias. Letramento. Letramento literário.

Como Citar

COENTRO, Viviane. A arte de contar histórias e letramento literário: possíveis caminhos. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 114–114, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8232. Acesso em: 30 maio. 2024.

Resumo

A arte de contar histórias apresenta-se como um convite à imaginação e ao incentivo à leitura. A dimensão artística da linguagem através dos contos de tradição oral permite interação entre narrador-conto-ouvinte. O objetivo desta pesquisa foi investigar o impacto de vivências das narrativas de tradição oral como elemento da formação do letramento literário. Buscou-se responder à pergunta: 1) Que práticas de letramento são constituídas na triangulação entre cultura globalizada, cultura local e espaço escolar onde é imposta a cultura valorizada? A pesquisa é resultado do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada, na Área de Língua Materna, na Linha de Pesquisa de Práticas Discursivas, Interação e Avaliação em Contextos Institucionais do IEL/UNICAMP. A metodologia adotada foi de pesquisa bibliográfica qualificando-se como de observação participante na coleta, e pesquisa interpretativa na análise. Foram 4 encontros em sala de aula, de 1 hora cada, com alunos entre 8 e 9 anos, da 3ª série de uma escola municipal em que a pesquisadora contava histórias situada na cidade de Campinas. Os resultados apontaram para um conhecimento da tradição oral proveniente do âmbito familiar (pais e TV) e da escola por meio do livro didático. As experiências da contagem de histórias trouxeram sensações e sentimentos catárticos, e proporcionaram aos alunos certo acesso à obra literária. A contagem de histórias constituída no hibridismo entre as culturas escolar, de massa e vernacular, pôde apontar um caminho acessível à obra literária.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Viviane Coentro

Downloads

Não há dados estatísticos.