A implantação do ORCID na UNICAMP como ferramenta de identificação do pesquisador em sua produção científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8216

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar o plano de implantação na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), do sistema de identificação persistente de pesquisadores, registro ORCID. A ORCID é uma organização sem fins lucrativos com sede nos EUA, formada por instituições de pesquisa, editoras, órgãos financiadores, associações profissionais e outras entidades do mundo todo ligadas ao universo da pesquisa científica, tais como Thomson Reuters, Elsevier, Springer e CrossRef, que se juntaram para formalizar um sistema de padronização uniforme de autoria persistente no meio científico. Pensando na melhoria e benefício que a utilização dessa nova forma de identificação traria para sua comunidade e para a visibilidade de sua produção científica, a UNICAMP, em abril de 2016, tornou-se membro dessa organização através de convênio firmado pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) por meio do Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU). Os sistemas que serão integrados ao ORCID nesse momento são o Repositório Institucional da produção científica da UNICAMP, o Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos e o catálogo bibliográfico Acervus. Futuramente pretende-se integrar também a base de dados cadastrais da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH) da UNICAMP. Estima-se que esse trabalho se dê em médio prazo, mas a UNICAMP assegura a sua comunidade que esse processo será compensador e benéfico para a visibilidade de sua produção científica. A Universidade, através do SBU, se compromete a amenizar qualquer etapa de dificuldade de seu pesquisador no momento da realização do cadastro, facilitando da melhor forma possível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gildenir Carolino Santos, Universidade Estadual de Campinas

Pós-Doutorado em Divulgação Científica pela Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas.

Natália Elisabeth Marangoni Cosiuc, Universidade Estadual de Campinas

Biblioteca Central César Lattes.

Regiane Alcântara Bracchi, Universidade Estadual de Campinas

É docente do curso de Biblioteconomia da PUC-Campinas e Coordenadora do Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Campinas.

Oscar Eliel, Universidade Estadual de Campinas

Atualmente é Bibliotecário Diretor de Tratamento da Informação do Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Campinas.

Daniela Feijó Simões, Universidade Estadual de Campinas

Biblioteca Central César Lattes.

Alessandra Karyne Clemente Neves, Universidade Estadual de Campinas

Biblioteca Central César Lattes.

Keite Aparecida Duarte, Universidade Estadual de Campinas

Biblioteca Central César Lattes.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

SANTOS, G. C.; COSIUC, N. E. M.; BRACCHI, R. A.; ELIEL, O.; SIMÕES, D. F.; NEVES, A. K. C.; DUARTE, K. A. A implantação do ORCID na UNICAMP como ferramenta de identificação do pesquisador em sua produção científica. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 82–82, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8216. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8216. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>