Resíduo institucional: programa de coleta seletiva de minimização de resíduos domésticos na faculdade de engenharia civil – UNICAMP

Autores

  • Eduardo Fagnani Universidade Estadual de Campinas
  • J. Lobo Universidade Estadual de Campinas
  • Egle Novaes Teixeira Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8205

Palavras-chave:

Coleta seletiva. Resíduos sólidos. Minimização.

Resumo

A produção de resíduo sólido doméstico tem a tendência natural de crescimento constante. Para que seja invertida, atitudes de minimização devem ser adotadas de forma contínua e sistemática. O resíduo institucional não foge a esta regra. Com este objetivo, é que foi adotado na FEC um Programa de Coleta Seletiva, seguido por um de Minimização de Resíduo. Para a sua realização foi instituída a Comissão de Resíduos Sólidos da FEC, em 2003, que passou a ser responsável pela orientação ao gerenciamento de todos os resíduos da FEC. A coleta seletiva foi definida com a segregação do resíduo em dois grupos: reciclável e não reciclável. O resíduo reciclável é encaminhado à Divisão de Meio Ambiente da UNICAMP, a partir de onde é encaminhado para reciclagem. O resíduo não reciclável vai para o Aterro Sanitário de Campinas. Neste programa foi identificada a existência de um desperdício muito grande em termos de papel, principalmente. Como conseqüência deste resultado, passou-se à implantação de um Programa de Minimização de Resíduo. Neste, obteve-se êxito na redução na fonte, na reutilização e na reciclagem do resíduo sólido doméstico produzido no território da FEC, graças ao envolvimento de toda a comunidade, ou seja, alunos, professores, funcionários e terceirizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Fagnani, Universidade Estadual de Campinas

FEC/UNICAMP

J. Lobo, Universidade Estadual de Campinas

FEC/UNICAMP

Egle Novaes Teixeira, Universidade Estadual de Campinas

FEC/UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

FAGNANI, E.; LOBO, J.; TEIXEIRA, E. N. Resíduo institucional: programa de coleta seletiva de minimização de resíduos domésticos na faculdade de engenharia civil – UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 105–105, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8205. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8205. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)