Banner Portal
Resíduo institucional: programa de coleta seletiva de minimização de resíduos domésticos na faculdade de engenharia civil – UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Coleta seletiva. Resíduos sólidos. Minimização.

Como Citar

FAGNANI, E.; LOBO, J.; TEIXEIRA, E. N. Resíduo institucional: programa de coleta seletiva de minimização de resíduos domésticos na faculdade de engenharia civil – UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 105–105, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8205. Acesso em: 25 fev. 2024.

Resumo

A produção de resíduo sólido doméstico tem a tendência natural de crescimento constante. Para que seja invertida, atitudes de minimização devem ser adotadas de forma contínua e sistemática. O resíduo institucional não foge a esta regra. Com este objetivo, é que foi adotado na FEC um Programa de Coleta Seletiva, seguido por um de Minimização de Resíduo. Para a sua realização foi instituída a Comissão de Resíduos Sólidos da FEC, em 2003, que passou a ser responsável pela orientação ao gerenciamento de todos os resíduos da FEC. A coleta seletiva foi definida com a segregação do resíduo em dois grupos: reciclável e não reciclável. O resíduo reciclável é encaminhado à Divisão de Meio Ambiente da UNICAMP, a partir de onde é encaminhado para reciclagem. O resíduo não reciclável vai para o Aterro Sanitário de Campinas. Neste programa foi identificada a existência de um desperdício muito grande em termos de papel, principalmente. Como conseqüência deste resultado, passou-se à implantação de um Programa de Minimização de Resíduo. Neste, obteve-se êxito na redução na fonte, na reutilização e na reciclagem do resíduo sólido doméstico produzido no território da FEC, graças ao envolvimento de toda a comunidade, ou seja, alunos, professores, funcionários e terceirizados.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Eduardo Fagnani, J. Lobo, Egle Novaes Teixeira

Downloads

Não há dados estatísticos.