Resumo
Este trabalho visa reportar a reformulação ocorrida em 2004, do sistema de coleta de dados de produção científica e acadêmica dos docentes da FEM necessárias para o preenchimento dos relatórios SIPEX da Unicamp e da CAPES. O antigo sistema baseava-se na atuação da administração dos departamentos, que resultou sempre em divergências na classificação de itens idênticos e na repetição de informações, que prejudicou em muitas vezes a produção acadêmica e consequentemente prejuízos na avaliação pela Capes e órgãos administrativos da Unicamp. A metodologia utilizada para solucionar este problema foi alocar uma pessoa responsável pela coleta e inserção dos dados acadêmicos no SIPEX e relatório anual da CAPES. Esta metodologia é baseada em um cronograma detalhado, que consiste no agendamento de entrevista com o docente, onde o mesmo informa os dados a serem inseridos no sistema. O método possibilitou a uniformização e concisão das informações, evitando duplicidades e classificações equivocadas da produção.O planejamento e controle (estratégico e operacional), asseguraram a eficiência e a eficácia na realização das tarefas, sendo que os resultados trouxeram facilidades aos docentes e à Universidade, uma vez que o SIPEX funciona como base para os relatórios: trienais de docentes, anual da CAPES, anuário de pesquisa entre outros. Esta reformulação resultou também em excelência acadêmica, na forma de conceito 7, atribuído pela CAPES (outubro/2007) ao curso de pós-graduação em Engenharia Mecânica, referente ao triênio 2004-2006.
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Copyright (c) 2016 Vera Lucia Rodrigues da Silva
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