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Reformulação da sistemática de coleta de dados de informação acadêmica – desafio e conquista da secretaria de apoio a publicações e eventos da faculdade de engenharia mecânica da UNICAMP
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Palavras-chave

Reformulação. Coleta de dados. Classificação das informações.

Como Citar

SILVA, V. L. R. da. Reformulação da sistemática de coleta de dados de informação acadêmica – desafio e conquista da secretaria de apoio a publicações e eventos da faculdade de engenharia mecânica da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 104–104, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8201. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8201. Acesso em: 31 mar. 2023.

Resumo

Este trabalho visa reportar a reformulação ocorrida em 2004, do sistema de coleta de dados de produção científica e acadêmica dos docentes da FEM necessárias para o preenchimento dos relatórios SIPEX da Unicamp e da CAPES. O antigo sistema baseava-se na atuação da administração dos departamentos, que resultou sempre em divergências na classificação de itens idênticos e na repetição de informações, que prejudicou em muitas vezes a produção acadêmica e consequentemente prejuízos na avaliação pela Capes e órgãos administrativos da Unicamp. A metodologia utilizada para solucionar este problema foi alocar uma pessoa responsável pela coleta e inserção dos dados acadêmicos no SIPEX e relatório anual da CAPES. Esta metodologia é baseada em um cronograma detalhado, que consiste no agendamento de entrevista com o docente, onde o mesmo informa os dados a serem inseridos no sistema. O método possibilitou a uniformização e concisão das informações, evitando duplicidades e classificações equivocadas da produção.O planejamento e controle (estratégico e operacional), asseguraram a eficiência e a eficácia na realização das tarefas, sendo que os resultados trouxeram facilidades aos docentes e à Universidade, uma vez que o SIPEX funciona como base para os relatórios: trienais de docentes, anual da CAPES, anuário de pesquisa entre outros. Esta reformulação resultou também em excelência acadêmica, na forma de conceito 7, atribuído pela CAPES (outubro/2007) ao curso de pós-graduação em Engenharia Mecânica, referente ao triênio 2004-2006.
https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8201
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Copyright (c) 2016 Vera Lucia Rodrigues da Silva

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